O Bitcoin Cash (BCH) passou uma alta exponencial, com seu preço multiplicando 3 vezes em poucos dias. O criptoativo é cotado atualmente pouco abaixo de US$ 300.
A recente alta da criptomoeda pode ser explicada por 7 principais motivos, que estão impulsionando a adoção, e consequentemente o preço do bitcoin cash.
1) Aumento do uso no comércio
O recente aumento de preço do bitcoin cash pode ser atribuído à crescente aceitação da criptomoeda como meio de pagamento em comércios. Diferente do BTC on-chain, o BCH permite pagamentos com uma fração do custo e com maior velocidade (como projetado por Satoshi Nakamoto), o que o torna perfeito para o uso em comércios.
Segundo o site Map.bitcoin, mais de 10 mil estabelecimentos aceitam bitcoin cash como método de pagamento. Iniciativas, como o Bitcoin Cash Argentina, estão impulsionando o uso do ativo digital na região.
2) Moeda legal em Saint Kitts e Nevis
As ilhas do Caribe, Saint Kitts e Nevis, estão considerando declarar o bitcoin cash moeda de curso legal. O anúncio foi feito durante a Conferência Bitcoin Cash 2022 pelo Primeiro-Ministro Terrance Drew.
A ideia surgiu pois o BCH começou a ser muito utilizado localmente por comerciantes para pagamentos. Atualmente, é possível viver em ilhas caribenhas apenas utilizando o BCH.
Leia mais: St. Kitts e Nevis estudam declarar Bitcoin Cash (BCH) moeda legal
3) Congestionamento do Bitcoin
Nos últimos meses, centenas de milhares de transações estão paradas na mempool do Bitcoin. Isso ocorre pois o bloco limitado a 4MB da criptomoeda impede que a rede seja utilizada por muitas pessoas.
Em certa ocasião, as transações da rede ultrapassaram os 10 dólares, o que provocou uma série de debates sobre os problemas de congestionamento do protocolo.
É importante destacar que o Bitcoin foi originalmente projetado por Satoshi Nakamoto para ter blocos maiores, conforme a demanda pela criptomoeda aumentasse. Este congestionamento está impulsionando alternativas, como o BCH, que permitem que a camada base seja utilizada por um número muito maior de pessoas.
4) 500k de BCH comprados pela SmartBCH
A fundação SmartBCH, que está sendo responsável por reviver o protocolo smartBCH EVM, que permite aplicações DeFi no Bitcoin Cash, comprou a mercado aberto 500 mil BCH. Esta compra certamente é um dos principais fatores para o recente aumento no preço.
5) Falhas na LN
A Lightning Network, rede de segunda camada do Bitcoin que foi proposta como uma forma de resolver os problemas de escalabilidade do protocolo, ainda conta com baixa adoção, com pouco mais de 5 mil bitcoins bloqueados na sub-rede.
Além disso, mais de 90% desses bitcoins estão com custodiantes, visto que utilizar o protocolo de maneira soberana é muito mais difícil do que utilizar a camada base.
Além disso, os problemas de congestionamento da camada 1 também afetam a camada 2. Por exemplo, se cada ser humano quisesse abrir um único canal LN, isto demoraria literalmente algumas décadas, visto que cada bloco é limitado há algumas milhares de transações.
6) Segurança regulatória
A SEC (Securities and Exchange Commission), instituição que regulamenta o mercado financeiro dos Estados Unidos, processou a Binance e a Coinbase por supostamente permitirem a negociação de títulos não registrados, como Cardano (ADA) e Solana (SOL).
Ao que tudo indica, a SEC deve declarar que a maioria dos criptoativos são valores mobiliários não registrados. No entanto, alguns criptoativos estão fora desta classificação, como é o caso do Bitcoin Cash, Bitcoin, Litecoin e Ethereum.
Em um futuro próximo, poderemos ver grandes exchanges negociando apenas poucos criptoativos, e o BCH é um deles.
Recentemente, a EDX, uma exchange de criptoativos apoiada por grandes investidores de Wall Street, anunciou a listagem de Bitcoin Cash e outros 3 criptoativos.
7) CashTokens
O Bitcoin Cash passou em maio de 2023 pela atualização Cash Tokens, que permite a execução de contratos inteligentes mais complexos no protocolo. Isso torna o Bitcoin Cash mais semelhante ao Ethereum em termos de aplicações potenciais.
Desde o lançamento da atualização, a rede observou um aumento na atividade de transações, algo que aumenta a demanda por BCH.
Conclusão
Estes foram os fatores fundamentais que explicam a valorização do BCH. Outros motivos, como o aumento da atividade de mineração e aumento do interesse do mercado asiático também podem estar por trás desta recente alta.