O renomado analista financeiro Peter Schiff fez uma análise sobre os últimos números da inflação nos EUA.
Os dados de julho recentemente divulgados revelaram uma taxa de inflação de 3,2%, acompanhada de um aumento mensal de 0,2%.
Apesar do crescimento desses indicadores, que ficaram aquém das expectativas do mercado de 3,3%, Schiff afirma que os esforços do banco central são em vão.
Schiff, um conhecido cético do mercado cripto e crítico do Bitcoin, afirma que a situação está longe de estar sob controle. Rejeitando a narrativa veiculada pela mídia financeira, ele afirma que os números divulgados não significam uma vitória do Fed em sua guerra contra a inflação.
De acordo com Schiff , a taxa básica de inflação está chegando ao seu ponto mais baixo, enquanto o número principal está prestes a subir, impulsionado pelo aumento dos preços do petróleo. Para ele, a incapacidade do Fed de conter as pressões inflacionárias já é aparente.
Com a abertura do mercado de ações dos EUA hoje, os principais índices testemunharam uma trajetória positiva após a divulgação dos dados de inflação. Os preços subiram de acordo com as expectativas, embora não dramaticamente.
Essa tendência tranquilizadora deu nova vida ao mercado, provocando um renovado “apetite de risco” entre os compradores.