O presidente russo, Vladimir Putin, partilhou a sua opinião sobre o sistema financeiro ocidental durante a sessão plenária do fórum “Russia Calling” em Moscovo, na quinta-feira.
Descrevendo a infra-estrutura financeira ocidental como tendo “décadas de idade” e em grande parte controlada pelo dólar e pelo euro, com transacções através de bancos ocidentais e do SWIFT, Putin afirmou:
“O sistema financeiro ocidental está claramente se tornando obsoleto do ponto de vista tecnológico. Ele permaneceu tão complacente durante tanto tempo e habituou-se ao seu carácter monopolista e excepcionalista e à falta de alternativas que se habituou a manter tudo como está. Isto tornou-o obsoleto, ou pelo menos está prestes a tornar-se arcaico e obsoleto.”
Putin destacou que a Rússia está desenvolvendo novos sistemas financeiros, e que está estudando o uso da tecnologia blockchain:
“O que queremos é criar um novo modelo, um modelo verdadeiramente democrático onde a concorrência honesta entre todos os intervenientes econômicos domine. Esta mudança no cenário econômico global e a ascensão de novos líderes são um processo objetivo e, em grande medida, previsível.
No que diz respeito às transações internacionais, estamos cada vez mais nos convertendo para soluções avançadas, incluindo aquelas que envolvem blockchain e moedas digitais através de bancos centrais.”