Bancos enfrentam riscos ao operar em blockchains permissionless, segundo Comitê de Basileia

O Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, órgão vinculado ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), publicou um relatório destacando os riscos que os bancos enfrentam ao transacionar em blockchains permissionless, como a possibilidade de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

O estudo aponta que a principal preocupação está na dependência de terceiros desconhecidos, o que dificulta a realização de diligências e a supervisão adequada por parte das instituições financeiras.

Além disso, o Comitê destaca que a exposição dos bancos à incerteza política é um fator de risco importante. Mudanças legislativas podem influenciar o comportamento dos validadores das blockchains, tornando-as operacionalmente instáveis.

Um cenário hipotético de proibição reduziria a quantidade de poder computacional ou tokens nativos disponíveis para garantir a segurança da rede, elevando temporariamente o risco de ataques de 51%.

O relatório também menciona que a tecnologia para mitigar alguns desses riscos está em desenvolvimento.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

CEO da Binance comenta possível corte na taxa de juros dos EUA
icon setembro 17, 2024

CEO da Binance comenta possível corte na taxa de juros dos EUA

Escrito por Sabrina Coin
Estados Unidos - Bitcoin (BTC)
icon setembro 17, 2024

Imparável: MicroStrategy vai comprar US$ 700 milhões em bitcoin

Escrito por João Victor
Matemático afirma que bitcoin pode subir 10x, pois não tem concorrência
icon setembro 16, 2024

Matemático afirma que bitcoin pode subir 10x, pois não tem concorrência

Escrito por Sabrina Coin