O mercado de criptomoedas enfrentou uma retração na última terça-feira (1º) em meio ao aumento das tensões geopolíticas entre Irã e Israel.
Sem novidades, o cenário de incerteza global tem levado investidores a migrarem para ativos considerados mais seguros, como títulos de dívida, dólar e ouro.
Quinn Thompson, fundador da Lekker Capital, comentou sobre os impactos dessa nova onda de tensão, apontando que, embora houvesse esperança de que a resposta iraniana fosse contida, a perspectiva de um agravamento no Oriente Médio preocupa os mercados globais.
“Mesmo que a chance de uma grande escalada seja de apenas 20%, os mercados precisam precificar esse risco, já que as consequências podem ser catastróficas”.
Além disso, Thompson destacou os efeitos políticos que esse cenário pode trazer, como uma potencial influência nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
O empresário acredita que uma intensificação do conflito poderia fortalecer a candidatura de Donald Trump no pleito que se aproxima.
Reação dos mercados
O bitcoin (BTC) caiu brevemente abaixo de US$ 62.000 após o ataque, levando o mercado geral de criptomoedas com ele. Já o índice Nasdaq registrou queda de 1,5% nas primeiras horas do dia.
Thompson atribuiu parte dessa movimentação ao fato de que muitos ativos estavam sobrevalorizados, com indicadores técnicos sugerindo que o mercado estava operando em níveis excessivamente otimistas.
“Com tantos ativos supervalorizados, a chegada de más notícias torna o mercado mais suscetível a quedas”.