A Tether Limited, empresa responsável pela emissão do Dólar Tether (USDT), informou que mais de 330 milhões de endereços blockchain já interagiram com o criptoativo. Este é um número expressivo que destaca a importância crescente do USDT na economia global.
O número de usuários do criptoativo pode ser ainda maior, visto que endereços de corretoras costumam agregar os fundos de muitos usuários. Outro fator a ser considerado é que um usuário costuma ter mais de um endereço.
A empresa tem registrado uma média de crescimento de 9% por trimestre. O terceiro trimestre de 2024 marcou a entrada de 36,25 milhões novos endereços.
O CEO Paolo Ardoino destacou o importante papel do USDT em economias emergentes:
“USDt se tornou o dólar digital para mercados emergentes e países em desenvolvimento. Os números não mentem.”
Tron e redes de camada 2
O Dólar Tether cresceu de forma significativa na rede Tron Network, bem como em protocolos de segunda camada do Ethereum, como Optimism , Arbitrum e Polygon.
De acordo com dados do DeFiLlama, o Ethereum conta atualmente com US$ 84 bilhões em stablecoins registradas. A rede Tron segue com mais de US$ 60 bilhões:
As stablecoins desempenham um papel significativo no mercado de redes blockchain. As stables são uma das principais aplicações destes protocolos, cuja demanda é impulsionada pela utilidade.
Atualmente, o USDT é responsável por cerca de 70% da capitalização do mercado de stables. Nos últimos anos, o USDC tem ganhado destaque, mas ainda permanece muito abaixo do principal concorrente.
Leia mais: Senador dos EUA propõe nova estrutura para impulsionar stablecoins