Menos de 0,1% dos candidatos brasileiros possuem criptomoedas, aponta estudo

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
Shutterstock

A Paradigma Education apontou em um estudo que apenas 0,07% do total de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na última eleição declararam a posse de criptomoedas. Apenas 325 dos cerca de 463 mil candidatos declararam possuir ativos digitais.

Notavelmente, os candidatos são obrigados a declarar publicamente seus bens ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Este percentual é menor do que o relatado em 2022. Na última eleição para os cargos de deputado estadual, governador, deputado federal, senador e presidente, 0,21% dos candidatos declararam possuir criptomoedas.

Estes números estão desalinhados com o percentual da população brasileira que investe em criptomoedas. Milhões de brasileiros possuem exposição à classe de ativos.  Os partidos com maior quantidade de candidatos com exposição às criptomoedas são PL (48), Novo (25) e Republicanos (18). 

Felipe Sant Ana, co-fundador da Paradigma, comentou este fato em comunicado ao Livecoins:

“Essa é a classe de ativo mais sub representada na política nacional. Muitos milhões de brasileiros têm cripto, enquanto só um punhado de políticos o faz“.

Eleições e as criptomoedas

Apesar do baixo envolvimento de políticos favoráveis ao mercado de criptomoedas no Brasil, o cenário é bastante diferente em outras partes do mundo. O mercado de criptomoedas vem impactando consistentemente eleições em diversos países.

Os principais estudos de adoção do mercado apontam que mais de 500 milhões de pessoas possuem algum tipo de exposição ao mercado de ativos digitais, conforme destaca pesquisa do Triple-A.

O apoio ao mercado de criptomoedas foi fundamental para esta vitória eleitoral de Donald Trump. O candidato vem fazendo declarações positivas sobre o mercado desde o começo do ano.

Trump chegou até mesmo a comparecer na conferência Bitcoin 2024 em NashVille. Na ocasião, Trump afirmou que o Bitcoin deve ultrapassar o ouro em valor de mercado, destacando a importância da criptomoeda como uma reserva de valor:

“Essa é a indústria do metal há 200 anos, acredito que está em sua infância. Posso ver isso dando certo. Em apenas 15 anos, o Bitcoin foi de meramente uma ideia, postado anonimamente na internet, para se tornar o 9º ativo mais valioso do mundo.”

“Já é maior que a Exxon Mobil, em breve passará todo valor de mercado da prata, nada mal. E quanto ao ouro? Um dia provavelmente passará o ouro, nunca teve nada como isso e a maioria das pessoas não faz ideia do que isso seja. O que acontecerá quando elas descobrirem?”

Leia mais: Bitcoin deve ultrapassar o ouro, afirma Donald Trump

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Natal em cripto: como o mercado reage à temporada de festas
icon dezembro 25, 2024

3 principais altcoins para investir no Natal de 2024

Escrito por Thiago Barboza
Saiba como o USDT e o USDC desempenham um papel importante na recuperação do mercado de criptomoedas
icon dezembro 26, 2024

Stablecoins superam US$ 200 bilhões em capitalização

Escrito por Thiago Barboza
Principal Prospecto do Futebol Escolhe Bitcoin para Ganhos de Contrato Universitário
icon dezembro 23, 2024

Principal promessa do futebol americano receberá salário em Bitcoin

Escrito por Ebo Victor