Ícone do site Criptonizando

Altas taxas em transações na Ethereum podem comprometer a segurança, diz Vitalik Buterin

vitalik-buterin-ethereum-exodus-htc-monero-xmr-criptomoedas-mineração-minerar-moeda-digital-smartphone-dogecoin

O desenvolvedor russo e cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, admitiu na segunda-feira (21) que taxas mais altas de transações na segunda maior rede de blockchain do mundo comprometem a segurança.

Por meio de uma publicação em seu perfil oficial no Twitter, Buterin disse que a receita das taxas de transação se aproximou de 50% da recompensa por bloco na Ethereum.

Diante da situação, o desenvolvedor admitiu que pode tornar a rede menos segura no longo prazo.

“Agora, a receita das taxas de transação está quase na metade da receita de recompensa em bloco. Na verdade, isso corre o risco de tornar o Ethereum *menos* seguro”, escreveu Buterin, adicionando um link para um trabalho de pesquisa da Universidade de Princeton, que discutiu a “Instabilidade do Bitcoin sem a recompensa por bloco”.

Conforme apontou o Crypto Potato, a pesquisa concluiu que a mineração egoísta se torna uma ameaça real, especialmente quando as taxas de transação excedem as recompensas do bloco.

Além disso, o artigo menciona vários comportamentos maliciosos de mineração que fazem sentido do ponto de vista econômico, envolvendo estratégias de mineradoras que se prejudicam incentivando os forks a se beneficiarem de pesadas taxas de transação, prejudicando a segurança e desempenho do Bitcoin.

“Também revisitamos a mineração egoísta e mostramos que ela pode ser lucrativa para um minerador com um poder de hash arbitrariamente baixo e que esteja arbitrariamente mal conectado à rede ”, diz a pesquisa.

Devido aos resultados, apoiadores da Ethereum acreditam que esse é um bom argumento para o uso da Prova de Estaca (PoS) ao invés da Prova de Trabalho (PoW), usada atualmente na rede. Por isso, a espera pelo ETH 2.0 se intensifica.

“A reforma do mercado de taxas (ie. EIP 1559) corrige isso”, acrescentou Buterin sobre uma proposta de melhorias na Ethereum introduzida pela primeira vez em abril de 2019. “Outra razão pela qual esse EIP é importante.”

A atualização da EIP exige várias mudanças que tornariam as taxas de transação mais previsíveis no Ethereum e garantiriam que o valor da ETH fosse manifestado no nível do protocolo, além de tornar a rede mais flexível, aponta a matéria.

Transaction fee revenue is now nearing half as high as block reward revenue. This actually risks making ethereum *less* secure because of https://t.co/Dase8SL30z. Fee market reform (ie. EIP 1559) fixes this; another reason why that EIP is important. pic.twitter.com/eqU3tAMh67

— vitalik.eth (@VitalikButerin) July 21, 2020

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile