Ícone do site Criptonizando

Autoproclamado criador do Bitcoin tenta tirar whitepaper da internet

Craig-Wright-bitcoin-whitepaper

O polêmico Craig Wright, autoproclamado criador do Bitcoin (BTC), ressurgiu como assunto principal no mercado após tentar retirar da internet o whitepaper da criptomoeda.

Wright, que já foi centro de diversas polêmicas envolvendo o principal criptoativo do mercado, enviou notificações legais para que dois grandes sites do setor removam o documento que descreve a proposta de “dinheiro eletrônico ponto a ponto” do sistema do BTC.

Depois de anos, embora o australiano e cientista da computação ainda não tenha conseguido provar suas alegações acerca dos direitos autorais sobre a criação da moeda digital, ele segue tomando ações legais em nome de Satoshi Nakamoto.

Na semana passada, Wright acionou advogados do escritório Ontier para pedir a retirada do whitepaper escrito por Satoshi dos sites Bitcoin.org e Bitcoincore.org.

Em publicação no Bitcoin.org, o desenvolvedor e dono do site, conhecido como Cobra, informou o acontecido:

“Ontem, tanto Bitcoin.org quanto Bitcoincore.org receberam alegações de violação de direitos autorais do whitepaper Bitcoin por advogados que representam Craig Steven Wright”, escreveu.

Quem também recebeu uma intimação foi a Square, empresa de pagamentos cofundada por Jack Dorsey, criador do Twitter e grande apoiador do Bitcoin.

De acordo com a cópia disponibilizada pelo Coingeek, o documento é um aviso de violação de direitos autorais, que afirma que Wright lançou o whitepaper do Bitcoin desejando manter sua confidencialidade como autor, mas:

“Como você deve saber, em dezembro de 2015, a identidade do nosso cliente e sua autoria do whitepaper foi revelada ao mundo contra sua vontade. Em maio de 2016, ele confirmou publicamente que era o autor do whitepaper e criador Bitcoin”, diz a intimação que pede que a Square retire o documento de seu site.

Em 2019, o australiano tentou obter os direitos e a autoria do whitepaper do Bitcoin, e o Bitcoin.org se recusou a remover o documento. Já o BitcoinCore.org, foi por outro caminho:

“Infelizmente, sem nos consultar, desenvolvedores do Bitcoin Core rapidamente removeram o whitepaper do bitcoin do BitcoinCore.org em resposta a essas alegações de infração de direitos autorais, dando credibilidade a essas falsas acusações”, afirmou Cobra.

O desenvolvedor afirma que continuará mantendo o whitepaper disponível e encaraja outros sites e projetos a seguirem a decisão “de resistir a essas falsas alegações”.

A identidade da pessoa ou grupo que assinou projeto do Bitcoin sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto segue um mistério desde o início. Em 2008, o criador do Bitcoin publicou o whitepaper da moeda em uma lista de “mailing” para interessados em criptografia.

Desde 2016, Craig Wright alega ser Satoshi. Contudo, nenhuma prova concreta foi fornecida, e muitas outras pessoas já fizeram a mesma alegação, querendo para si os direitos sobre o whitepaper.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile