Banco Central da China reprime mais 11 empresas de criptomoedas

A China tomou uma posição ofensiva contra a indústria de criptomoedas nos últimos meses. Ontem, isso continuou quando a filial de Shenzhen do Banco Popular da China, supostamente atacou 11 empresas por atividades ilegais relacionadas às criptomoedas.

De acordo com o veículo estatal Shanghai Securities Journal, a filial de Shenzhen do PBOC planeja “retificar” as 11 empresas que eram “suspeitas” de “realizar atividades ilegais de moeda virtual”. 

O Shanghai Securities Journal também sugeriu que o PBOC realizará um “projeto piloto” com o objetivo de educar os consumidores financeiros sobre tecnologia e prevenir riscos. 

Embora o comércio de criptoativos seja ilegal há anos, os mineradores de criptomoedas foram instruídos a encerrar suas operações e partir deste verão. A mudança teve um grande impacto no ecossistema de mineração em expansão na China. 

De acordo com os dados da Universidade de Cambridge, a China detinha dois terços da indústria global de mineração no ano passado. Já em abril de 2021, esse valor caiu para menos de 50%.

O PBOC também emitiu um decreto para bancos e outras empresas de pagamento ordenando-lhes que encerrassem qualquer negócio relacionado à atividade. A indústria de balcão (OTC) também foi atingida, com instituições financeiras sendo instruídas a parar de atender a essas plataformas. 

Embora muitos na indústria lamentem a recente repressão na China, a postura dura do país pode ter um lado positivo, especialmente no que diz respeito às preocupações com o meio ambiente, visto que o país asiático utilizava principalmente a queima de carvão para a produção de energia nas regiões de mineração.

Leia mais: Ex-desenvolvedor da ZCash se torna líder da Bluesky, o Twitter descentralizado

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

mastercard-bitcoin-banga-btc-inclusão-financeira-economia-negócios-criptomoedas
icon setembro 7, 2024

Novo cartão do Mastercard permite pagamentos com cripto em auto custódia

Escrito por João Victor
Mineração de Bitcoin
icon setembro 9, 2024

Stock-to-Flow: Quanto o preço do bitcoin deve alcançar neste ciclo de alta?

Escrito por João Victor
icon setembro 7, 2024

3 moedas definidas para ATH no quarto trimestre: DOGE, XRP e novo token GambleFi apelidado de criador de criptomilionários

Escrito por Criptonizando