Ícone do site Criptonizando

Bancos de poupança da Alemanha avaliam serviços com criptomoedas

Bancos de poupança da Alemanha, conhecidos em alemão como Sparkassen, estão trabalhando em um projeto que lhes permitirá negociar criptomoedas como Bitcoin ou Ethereum, informou a publicação de negócios local Capital.

De acordo com o relatório, uma equipe dedicada da provedora de serviços de TI S-Payment está preparando o conceito, com os comitês das entidades econômicas para votar o projeto no início do próximo ano.

Se a votação for aprovada, os bancos de poupança alemães seriam capazes de lançar serviços de negociação de criptomoedas.

Atualmente, existem cerca de 370 bancos de poupança na Alemanha incorporados sob a égide da Associação Alemã de Bancos de Poupança, trabalhando de forma relativamente descentralizada – cada Sparkasse é independente, gerenciado localmente e se concentra nos clientes da região onde está localizado.

Com uma base de clientes combinada de cerca de 50 milhões e € 1,4 trilhão (US$ 1,58 trilhão) em ativos sob gestão, as instituições são consideradas líderes de mercado entre as instituições financeiras alemãs.

A iniciativa é apresentada logo após o recém-formado governo alemão assinar o acordo de coalizão, que cita as criptomoedas e a tecnologia de blockchain entre os principais focos para o desenvolvimento do país nos próximos quatro anos.

De acordo com o relatório da Capital , o plano implica que os clientes da Sparkasse poderiam comprar e vender criptomoedas diretamente por meio de suas contas correntes, sem a necessidade de passar por procedimentos de verificação adicionais.

No entanto, devido ao princípio da gestão regional, cada banco de poupança decidiria de forma independente sobre a implementação de um novo recurso.

A medida também ocorre em meio à alta dos preços na zona do euro, que no mês passado atingiu uma alta recorde de 4,9%, colocando mais pressão sobre o Banco Central Europeu para que reveja sua política de taxas de juros ultra baixas.

De acordo com um relatório da Reuters, Helmut Schleweis, o presidente da Associação de Bancos de Poupança da Alemanha, recentemente chamou a combinação de taxas de juros baixas e preços crescentes de uma “mistura tóxica”, afirmando que ficou ainda mais difícil conter a erosão da riqueza.

Leia mais: Florida vai permitir pagamento de impostos com criptomoedas, afirma governador

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile