Benefício ao “Faraó do Bitcoin” solta dois líderes da GAS Consultoria

Após decisão em benefício do Habeas Corpus de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o “Faraó do Bitcoin”, dois dos líderes da GAS Consultoria foram soltos. As informações estão no portal de notícias O Globo.

Michael de Souza Magno, o “corretor das celebridades” e Tunay Pereira Lima deixaram a prisão nos últimos dias: Michael no sábado (02) e Tunay na quarta (06). Ambos conseguiram sua liberdade por conta de uma decisão proferida, em 21 de junho, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão se deu no âmbito da Operação Kryptos e incluiu Glaidson, mas também Michael e Tunay, já que todos faziam parte da denúncia referente à GAS Consultoria. Apesar disso, Glaidson continua preso, pois responde a outros processos, entre eles a denúncia de encomenda de dois assassinatos.

Tanto Tunay quanto Michel se encontravam detidos no complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

Em decisão apertada, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça votou a favor dos Habeas Corpus dos membros da GAS Consultoria.

Enquanto Joel Ilan Paciornik e Jesuíno Rissato se pronunciaram contra, João Otávio de Noronha, Reynlado Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas foram a favor da liberdade provisória dos três envolvidos.

Michael e Tunay em liberdade

Tanto Tunay, quanto Michael respondem em liberdade por crime contra o sistema financeiro nacional, por conta da atuação de ambos no caso da GAS Consultoria. Porém, Tunay ainda responde por lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Tunay já estava em liberdade provisória, a qual foi revogada em 5 de abril pelo STJ, o que se reverteu nesta quarta-feira (06). Na revogação o ministro Jesuíno Rissato disse:

“Os suficientes indícios da prática de crime na forma como tratados na decisão que decretou a prisão preventiva estão robustecidos pela denúncia”.

No entanto, Michael estava detido desde outubro de 2021, e era considerado o braço direito do “Faraó do Bitcoin”.

Sua prisão ocorreu em 12 de outubro em São Paulo, e foi considerado foragido da Justiça à época.

Michael foi detido por agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da PF em um Jaguar na Rodovia Castelo Branco, próximo à Araçariguama, município do estado de São Paulo.

Sobre a GAS Consultoria

Em 25 de agosto de 2021, após denúncias da CVM e Ministério Público, foi deflagrada a Operação Kryptos. Nesta ação a Polícia encontrou na casa do “Faraó” Glaidson R$ 13 milhões em dinheiro, além de carros de luxo, joias e 591 bitcoins.

A GAS Consultoria ofertava supostos investimentos com criptomoedas, porém prometendo rendimentos na casa dos 10% de rendimento mensal.

Ao verificar indícios de crime contra a economia popular, a CVM denunciou a empresa ao Ministério Público que deu andamento no processo.

Após isso, a GAS Consultoria parou de pagar seus clientes, sob a alegação de não terem mais acesso ao dinheiro. A Justiça ordenou o bloqueio de R$ 38 bilhões em ativos da empresa.

LEIA MAIS: Saques são liberados na Binance, mas com limitações

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Homem-Bomba do Bitcoin recebe pena recorde no Mato Grosso
icon dezembro 19, 2024

Homem-Bomba do Bitcoin recebe pena recorde no Mato Grosso

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin
icon dezembro 18, 2024

Parlamentar de Ohio propõe Projeto de Lei para reserva de Bitcoin

Escrito por Ebo Victor
icon dezembro 18, 2024

O que esperar do token Vana (VANA) em 2025?

Escrito por Thiago Barboza