Ícone do site Criptonizando

Bitcoin e Ethereum não são valores mobiliários, destaca regulador belga

Bitcoin e Ethereum sobem 6% e mercado recupera marca de US$ 1 trilhão

Em resposta a vários pedidos de esclarecimento de cidadãos e empresas, a Autoridade de Mercados e Serviços Financeiros da Bélgica (FSMA) explicou por que acredita que bitcoin, ether e outras criptomoedas semelhantes não podem ser consideradas valores mobiliários ou instrumentos de investimento.

De acordo com sua posição publicada na quinta-feira, as leis de valores mobiliários do país não se aplicam a esses ativos digitais, que não têm emissor e são criados por um código de computador e não pela assinatura de um contrato entre um emissor e um investidor.

O órgão regulador apontou que, se esses criptoativos tiverem uma função de pagamento ou troca, se forem permutáveis ​​ou fungíveis, outros regulamentos podem ser aplicáveis ​​a eles, bem como às pessoas que prestam determinados serviços relacionados.

A FSMA observou ainda que, apesar da falta de legislação específica, as criptomoedas podem ser equiparadas a valores mobiliários se forem incorporadas a instrumentos financeiros e tiverem um emissor como pessoa física ou jurídica.

Buscando auxiliar os interessados, que têm enviado cada vez mais dúvidas sobre as regras financeiras relativas aos criptoativos, a autoridade adotou um “plano passo a passo” para oferecer uma série de diretrizes para sua classificação.

O regulador financeiro belga enfatizou que o plano é neutro em relação à tecnologia.

“A qualificação como título, instrumento financeiro ou instrumento de investimento independe da tecnologia que está a ser utilizada”, elaborou, acrescentando que está pronta para atualizar o plano de forma a refletir alterações regulatórias no futuro.

Um desses eventos pode ser a próxima adoção da estrutura de Markets in Crypto Assets (MiCA) da UE, que foi acordada por instituições europeias e estados membros no final de junho. 

Em julho, a FSMA lançou uma consulta sobre a classificação de criptoativos. No início deste ano, o regulado introduziu requisitos de registro para provedores de serviços de troca de criptomoedas e carteiras.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile