Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Bitcoin: Vantangens e Desvantagens

bitcoin vantagens e desvantagens

O Bitcoin vem ganhado cada vez mais espaço no mercado devido às várias vantagens que apresenta. Mas é claro que, como não podia deixar de ser, também há desvantagens que precisam ser avaliadas, abaixo listaremos os principais pontos a favor e contra essa criptomoeda.

Vantagens

Liberdade de pagamento

A criação do Bitcoin foi pensada justamente para dar mais liberdade às transações em dinheiro. As transferências de valores usando Bitcoin podem ser feitas de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não importando se é feriado ou fim de semana. Não há nenhuma limitação de valores, pois não há nenhuma autoridade central para controlar.
 

Transparência

Todas as transações ficam disponíveis na Blockchain para qualquer usuário verificá-las em qualquer momento. No entanto, as identidades são ocultadas. Pois, apesar de sua chave publica estar visível, suas informações pessoas não estão vinculadas a ela.

Segurança e controle

Com Bitcoin, comerciantes não são capazes de adicionar taxas extras a transação sem a autorização do comprador porque são justamente os usuários que controlam as transações. Portanto, aquelas cobranças que você vê no extrato do seu banco e muitas vezes se pergunta de onde veio aquilo deixariam de existir.

Além disso, o fato das informações pessoais permanecerem ocultas e não serem vinculadas à nenhuma transação protege contra roubo de identidades.

Taxa de transação baixa

Ao efetuar uma transação com Bitcoin, você pode optar ou não pelo pagamento da taxa. Se você optar pela opção gratuita, o tempo de conclusão da operação é um pouco mair. Enquanto se efetuar o pagamento terá prioridade na transação.

De qualquer maneira, as taxas da rede Bitcoin são extremamente baixas, você pode conferir aqui a média dos últimos meses, os valores apresentados estão em dólar.

Atualmente a média das transações está em torno de US$0.3, um pouco mais de 1 real na conversão atual (Mar/2019).

Desvantagens

Processo em desenvolvimento

O Bitcoin ainda está em processo de amadurecimento como moeda digital e muitos recursos ainda precisam ser implantados para que ele possa atingir seu potencial máximo. Várias ferramentas ainda estão sendo desenvolvidas para torná-lo ainda mais seguro e acessível.
 

Legalidade

Ainda existem muitas dúvidas em relação a regulamentação da moeda. Até o momento, cada país está agindo de maneira diferente. O Japão, até agora, foi o único a legalizá-lo de fato. Outros poucos países como o Vietnã o proibiram. Mas a maioria não definiu nenhuma regulamentação em relação a ele.
 
A outra discussão é se realmente é preciso regulamentá-lo. Pois, a moeda nasceu justamente para ser descentralizada e fugir de controles governamentais. Do outro lado, há quem diz que a regulamentação traria mais segurança aos usuários, e essa maior confiabilidade a tornaria mais usada como meio de pagamento.
 
Vá para o artigo “Bitcoin é legal?” se você quer entender esse processo com mais detalhes.
 

Volatidade

Devido ao futuro do Bitcoin ainda ser uma incógnita, o seu valor vária muito e com grande rapidez. Uma boa notícia é capaz de fazê-lo quase dobrar em algumas horas, enquanto outra notícia que não caia muito bem no mercado também é capaz de levar seu valor a níveis muito mais baixos rapidamente.
 
Por isso, investidores com pouca experiência tem que tomar muito cuidado para não causar grandes danos financeiros ao seu capital.
 
Entretanto, a tendência é que o seu preço se estabilize mais, caso a moeda se popularize e passe a ser mais aceitada como forma de pagamento por empresas e comerciantes.
 
 

Política de reembolso ou estorno

Uma grande desvantagem do Bitcoin é que não há uma politica padronizada de reembolsos e estornos para usuários vítimas de fraudes ou descumprimento do acordo por parte do vendedor.

Como o sistema é descentralizado, não há nenhuma entidade capaz de julgar situações como essas. Até mesmo se você comprar um produto e o vendedor não te entregar, você não pode exigir reembolso, como acontece em outros sistemas de pagamentos online.

Próxima: O que posso comprar com Bitcoin?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias