O mercado do bitcoin (BTC) pode estar se preparando para uma nova tendência de alta, de acordo com análise da CryptoQuant.
Segundo o estudo da empresa, o Coeficiente de Fluxo de Exchanges, indicador que monitora a relação entre as entradas e saídas de BTC de curto prazo (30 dias) e de longo prazo (365 dias) nas plataformas cripto, está próximo do seu menor nível neste ano.
Essa queda no indicador sugere que os fluxos de bitcoin de curto prazo estão menores em comparação aos de longo prazo, um cenário que aponta para menor volatilidade nas atividades de negociação. Esse padrão frequentemente está ligado à acumulação de ativos por parte dos investidores, o que pode ser um sinal positivo para a criptomoeda número um.
Dois fatores principais são destacados pela CryptoQuant como responsáveis por essa tendência:
- Acúmulo por parte dos investidores de longo prazo: Aqueles que possuem bitcoin há mais tempo têm mantido suas posições, optando por não vender durante momentos de incerteza. Esse comportamento é comum nos estágios iniciais de um mercado em alta, quando esses compradores esperam por futuras valorizações e preferem evitar negociações em momentos de instabilidade.
- Estabilidade após correções no mercado: Depois de quedas acentuadas, o mercado tende a passar por um período de recuperação, durante o qual a atividade de negociação diminui, pois os investidores aguardam a estabilização dos preços. O Coeficiente de Fluxo de Exchanges, em seus níveis atuais, sugere que a indústria pode estar nessa fase de estabilização.
Historicamente, a CryptoQuant aponta que níveis baixos desse indicador costumam preceder grandes movimentações de alta, como foi observado antes do bull run de 2023.