Ícone do site Criptonizando

Bitcoin subiu mais de 130% em 2019. O que causou toda essa valorização?

bitcoin dispara 11000

Se você acompanha o mercado das criptomoedas, não é novidade que o Bitcoin estava passando por um período de baixa após a alta histórica de 2017. Mas finalmente o mercado está se levantando novamente em 2019 — principalmente o bitcoin.

Só nesse primeiro semestre, a criptomoeda já teve uma valorização de mais de 131% até o momento em que a matéria foi escrita.

As análises técnicas de nos ajudam a prever o comportamento dos investidores com base no histórico.

No entanto, o mercado é muitas vezes imprevisível, e mesmo com essa técnica, fica difícil saber como as coisas irão se desenrolar à longo prazo.

O que aconteceu no mercado até agora em 2019?

O que aconteceu no mercado até agora em 2019?

O ano de 2019 tem sido cheio de eventos, notícias e escândalos no mercado de criptomoedas. Parece ter sido uma junção de tudo isso que levou a alta do mercado, trazendo de volta o interesse dos investidores para as moedas digitais.

Em janeiro, o Infochain publicou uma matéria contando que os moradores da Venezuela estão recorrendo ao BTC e outras criptomoedas para tentar driblar a crise do país, que na época chegava a uma inflação de mais de 1.698%.

O preço da Litecoin subiu significativamente em fevereiro, ao lado do lançamento de duas novas moedas de privacidade, Grin e Beam, baseadas em MimbleWimble — um protocolo que fornece excelente estrutura para uma blockchain com boa escalabilidade, privacidade e fungibilidade.

Depois, a Binance Launchpad, plataforma de lançamento de novos projetos apoiados por uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, criou o IEO, um sistema que visa aprimorar as ICOs, trazendo mais segurança para os desenvolvedores.

O mercado, que começou o ano com altas moderadas, ganhou impulso ao passo em que grandes companhias como Nike, Disney, Facebook, Samsung, Fidelity e outras empresas começaram a caminhar para o universo das criptomoedas.

Além disso, o ETF Bitcoin (fundo de investimento negociado em bolsa de valores) da VanEck/SolidX, embora tenha sido adiado em diversas ocasiões, ainda gera interesse nos investidores.

Também temos o Lightning Network, uma solução de baixo custo com potencial de resolver o problema de escalabilidade do Bitcoin, que segue ganhando força.

Nos últimos meses, o excêntrico John McAfee, gênio da ciber segurança e candidato à presidência dos EUA em 2020, tem provocado entusiasmo e curiosidade nos investidores de criptomoedas ao anunciar que vai lançar um cartão de débito de Bitcoin em parceria com a Visa.

Além disso, na semana passada, o Facebook anunciou o nome de sua criptomoeda, a GlobalCoin, que será lançada em 2020.

Desde o início das especulações sobre o lançamento de uma criptomoeda da rede social, o mercado das criptomoedas tem se popularizado ainda mais entre as pessoas, e isso deve ser levado à uma escala maior conforme o lançamento se aproxima.

Os governos de diferentes países também estão mais abertos para discutir a questão das criptomoedas, levando os olhos do público para o assunto.

Para o Banco Central da Suécia, a criação de sua própria moeda digital, a e-krona, pode ser uma boa substituta para a moeda fiat, embora nenhuma data de lançamento tenha sido anunciada até o momento.

Nos Estados Unidos, Andrew Yang, candidato à presidência em 2020, é a favor do Bitcoin e defende a implementação de criptomoedas e regulação de ativos digitais no país. Ele até publicou um manifesto com promessas de regulamentação para o setor.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile