Brasil tem a 1° cidade da América Latina a aceitar pagamentos digitais em todos os ônibus

Brasil tem a 1° cidade da América Latina a aceitar pagamentos digitais em todos os ônibus ​

Jundiaí, a cidade no interior de São Paulo, em parceria com a Mastercard, começou a aceitar pagamentos digitais em todos os ônibus da cidade.

Agora o Brasil tem a primeira cidade da América Latina que aceita pagamentos digitais em todos os ônibus.

Além da Mastercard, também integram a parceria a concessionária Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí) e a Prodata Mobility.

Conforme reportou o Cointelegraph, os pagamentos nos 300 ônibus que circulam na cidade serão feitos via tecnologia NFC.

A cidade de Jundiaí passa a aceitar via cartões, pagamentos com Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, por meio das fintechs que tem parceria com a gigante de cartões, Mastercad.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, “reduzir a circulação de dinheiro nas linhas de ônibus está entre as vantagens da nova tecnologia. Indo além, em tempos de pandemia, uma das formas de prevenção é evitar contato com superfícies que possam estar contaminadas”.

A Prefeitura ainda destacou que os pagamentos digitais no ônibus estão disponíveis desde 2017, porém em fase de testes.

Agora, os pagamentos em criptomoedas será disponibilizado para toda a população em toda a frota do transporte público da cidade.

“O investimento em tecnologia é feito para proporcionar facilidades para os usuários do transporte coletivo”, afirmou o prefeito da cidade Luiz Fernando Machado (PSDB).

De acordo com a Prefeitura, a tecnologia utilizada em Jundiaí será a mesma para aceitar os pagamentos em Nova York, Londres, Sydney e Miami.

A cidade passa a ser a primeira da América Latina com esta funcionalidade, “a tecnologia de pagamento por aproximação é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro, vantagem para a rotina de usuários frequentes em suas rotas habituais, como também de usuários esporádicos e turistas que acessam a cidade, por exemplo, pela rodoviária”.

A prefeitura continua dizendo que “estes turistas poderão usar o transporte público da cidade sem se preocupar em ter que trocar dinheiro ou em comprar passagens antecipadamente”.

Em São Paulo, também é possível usar Bitcoin para pagamento no transporte público desde 2018 quando a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e pela São Paulo Transportes, assinou uma parceria com a Visa permitindo o pagamento, com cartão de débito, crédito e pré-pago, em cerca de 200 ônibus de 12 linhas da cidade de São Paulo.

No Rio de Janeiro pode pagar o metrô diretamente usando bitcoin e criptomoedas com cartões de crédito e débito, com tecnologia NFC, da Mastercard. Os pagamentos já estão disponíveis em 41 estações do MetrôRio, nas três linhas, bastando apenas aproximar o cartão.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

O que esperar para o Ethereum no quarto trimestre de 2024?
icon outubro 10, 2024

DApps registram aumento de 70% na atividade do trimestre

Escrito por João Victor
Stripe retorna ao mercado de criptomoedas com USDC
icon outubro 10, 2024

Stripe retorna ao mercado de criptomoedas com USDC

Escrito por Sabrina Coin
icon outubro 9, 2024

Documentário da HBO aponta Peter Todd como Satoshi Nakamoto

Escrito por João Victor