Campos Neto evita que Bolsonaro demita o presidente do Banco do Brasil

Roberto-Campos-Neto-RobertoCamposNeto-Senado-CAE-26Fev2018

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, saiu em defesa de André Brandão e conseguiu evitar que o presidente da república, Jair Bolsonaro demitisse o atual chefe do Banco do Brasil.

O fato ocorreu nesta quinta-feira (14), conforme reportou o Valor Econômico. A atuação de Campos Neto foi acompanhada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.

O presidente da República quis demitir Brandão após o anúncio do plano de organização administrativa apresentado pelo Banco do Brasil, que resultaria na demissão de 5.000 funcionários e fechamento de 361 unidades de atendimento do banco.

A instituição financeira é controlada pelo Governo Federal, que detém 59% de suas ações.

De acordo com o comunicado, o objetivo da mudança é dar ganhos de eficiência e otimização de atendimento no país e se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes.

Contudo, o plano de Brandão, que foi endossado por Guedes, não agradou nenhum pouco o presidente Bolsonaro, que considerou inapropriada a mudança.

As ações do Banco do Brasil passaram boa parte da manhã em queda, antes de começarem a subir no início da tarde, após a informação de que Campos Neto havia conseguido reverter, ao menos por agora, a demissão de André Brandão.

Ainda não se sabe se o atual mandatário do banco terá que rever o programa de enxugamento que pretende colocar o banco com foco na digitalização e em maior concorrência com outras instituições financeiras que já priorizam o atendimento digital.

A própria permanência de Brandão não está decidida ainda, visto que, para isso, ele pode ser obrigado a acolher indicações do Centrão para compor a diretoria.

O executivo foi indicado ao cargo de comando por Roberto Campos Neto.

Nos últimos 5 anos, o número de funcionários do Banco do Brasil caiu 8,5%, enquanto o número de agências viu uma redução de 19,7%.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu