O governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que a agenda para trazer uma moeda digital do banco central (CBDC) será anulada em seu primeiro dia no cargo se ele for eleito presidente.
Em uma conversa com Tucker Carlson no Family Leadership Summit, DeSantis disse que espera que o Federal Reserve tente aprovar um CBDC sem passar pelo Congresso.
“Se eu for o presidente, no primeiro dia, vamos anular a moeda digital do banco central. […] Não acho que o Congresso aprovaria isso, então acho que o Fed pode tentar fazer algo unilateralmente.
Então, o que fizemos na Flórida foi basicamente aprovar uma lei que diz: ‘Não reconhecemos CBDCs no estado da Flórida’. E acho que outros estados provavelmente seguirão o exemplo. Isso prejudicará sua capacidade de fazê-lo por meio de ações executivas”.
DeSantis disse várias vezes este ano que a Flórida tentaria proibir os CBDCs se o governo federal introduzisse um.
O governador disse que os CBDCs são um cavalo de tróia para a eliminação do dinheiro físico, ao mesmo tempo em que dão ao governo controle sobre o que as pessoas compram.
“Eles querem se livrar do dinheiro, não querem criptomoedas e querem que esta seja a única forma de moeda legal. E eles disseram isso publicamente em Davos e em outros lugares.
Isso permitirá que eles proíbam ‘compras indesejáveis’ como combustível e munição, e assim que você der a eles o poder de fazer isso, eles vão impor um sistema de crédito social a este país. A CBDC é uma enorme ameaça à liberdade americana”.