Ícone do site Criptonizando

Com site falso, CVM convence brasileiros a investirem em golpe

golpe-cvm-investimentos-investir-fraude-pirâmide-criptomoedas-educação-se-liga-anbima

Em nova iniciativa, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou um site falso anunciando uma oferta “imperdível” para enriquecer e conseguiu persuadir brasileiros a investir no golpe.

Ao acessar o site criado pela autarquia, as pessoas se deparam com a falsa promessa, no modelo típico usado por golpistas. Ao clicar na suposta oferta, o usuário recebe um alerta dizendo que quase foi enganado.

Como resultado, 21% das pessoas que acessaram o site falso quiseram investir no golpe antes de saber a verdade.

A falsa oportunidade de investimento é parte de uma extensa campanha, educacional intitulada “Se Liga Na Fraude!”.

O projeto é uma parceria da CVM com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)

A simulação indica que a população no Brasil é enganada em uma taxa “muito alta”, segundo Ana Leoni, superintendente de educação financeira da Anbima.

Para se ter uma ideia, até julho de 2020 a CVM já havia recebido mais de 200 denúncias de fraudes financeiras.

“Essa é uma campanha bem inovadora, foi ideia da CVM de criar um site ‘fishing‘ e nós da Anbima apoiamos e desenvolvemos em conjunto”, explica a especialista.

Depois do susto, o usuário recebe informações e orientações no site sobre como não cair em fraudes, sem deixar de fora avisos sobre os famosos golpes com criptomoedas, que têm se popularizado com o passar do tempo.

“O que parece muito bom para ser verdade provavelmente é golpe”

Leoni argumenta que a pessoa precisa ver a oferta, “ver se estão oferecendo um investimento sem risco, com ganhos acima da média dos investimentos que ela está acostumada ou dos indicadores de referência do mercado”.

“Se oferecem 1% ao mês, é para ficar atento, afinal, a taxa de juros hoje é de 2% ao ano”, explica.

Checar o domínio do site (ou seja, seu link) e e-mails de contato também é importante, mas a especialista ressalta que uma das formas mais seguras de se proteger é acessar o site da CVM e verificar se a empresa tem registro com a autarquia.

Informação é o melhor escudo

A especialista argumenta que o melhor remédio contra as fraudes é a informação, e afirma:

“Quanto mais a gente acha que está protegido e que isso nunca acontecerá com a gente, mais ficamos vulneráveis aos ataques de golpistas, pois eles sabem agir na hora certa”

No início do mês, a CVM lançou um aplicativo para ajudar os investidores com informações sobre empresas, além de um guia para day traders, confira

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile