A população estadunidense decidiu pelo democrata Joe Biden nas eleições para a presidência dos Estados Unidos na semana passada, e analistas preveem os possíveis impactos do novo governo no Bitcoin (BTC).
Em julho de 2019, o atual presidente Donald Trump disse que não é um fã do BTC e outras criptomoedas, alegando que os ativos “não são dinheiro”, além de “facilitarem comportamentos fora da lei”.
Biden, no entanto, ainda não deu nenhuma declaração contra o criptoativo, levando especialistas a crer que seu mandato pode ser melhor para o BTC do que o de Trump. Entenda:
Sam Bankman-Fried, CEO da corretora FTX de derivativos de criptomoedas apostou pesado no democrata ao doar mais de US$ 5 milhões para sua campanha.
O popular Mike Novogratz, CEO da companhia de investimentos Galaxy Digital, acredita que o bitcoin irá florescer sob a administração do novo presidente.
Enquanto isso, Qiao Wang, trader e analista de criptomoedas, recentemente argumentou no Twitter que a hostilidade de Trump contra o bitcoin o torna “um candidato muito inferior”.
Segundo ele “democratas são mais prováveis de criar inflação, o que é bom para o BTC.”
Mas o que definirá as coisas será a escolha de Biden para posições importantes em agências regulatórias, segundo Jake Chervinsky, conselheiro geral da empresa de finanças tecnológicas Compound.
Chervinsky argumenta que o fato de Biden ainda não ter se pronunciado publicamente sobre o Bitcoin não é nada para se preocupar, e ressalta:
“Os próximos quatro anos da política de criptomoedas dos EUA dependem de quem ele nomeia para posições-chave; saberemos mais conforme a transição acontece”, disse o conselheiro da Compound no Twitter.
President-elect Biden hasn’t said anything publicly about his views on crypto. For now, it really isn’t a big enough issue to warrant his attention.
The next four years of US crypto policy depends on who he appoints to key positions; we’ll know more as the transition gets going.
— Jake Chervinsky (@jchervinsky) November 7, 2020
Conforme reportou o Zy Crypto, Lael Brainard, Governador do Conselho do Federal Reserve supostamente ocupará o papel de secretário do Tesouro dos EUA sob a nova presidência.
Brainard é conhecido por supervisionar a experimentação do Fed com um dólar digital.
Já Gary Gensler, ex-presidente da CFTC e apoiador das criptomoedas no sistema financeiro pode trabalhar em um plano de supervisão de Wall Street.
Em 20 de janeiro de 2021 Biden assumirá como o 46° presidente dos EUA. Será que seu mandato vai se mostrar mesmo amigável aos criptoativos?