A alta volatilidade do mercado de criptomoedas pode causar estresse, alterações de humor e até insônia para seus investidores, foi descoberto em uma recente pesquisa realizada com estudantes sul-coreanos.
De acordo com a pesquisa, 68,3% dos entrevistados relataram ter experimentado algum problema psicológico. Entre as principais queixas está o estresse e insônia causados por acompanhar o mercado ao mesmo tempo que se concentra nos estudos.
Alguns ainda relataram que são “viciados em criptomoedas”. Você conhece algum amigo assim?
Mais de um terço afirmaram que o seu humor é afetado a depender do preço das criptomoedas, que, dada a grande volatilidade desse mercado, deve tornar o emocional desses estudantes uma verdadeira montanha russa.
Dos entrevistados, a maioria possui menos de 4 meses investindo em criptomoedas. Dos quais, 60% relataram ter perdido dinheiro. A perda média está em cerca de US$659.
De fato, esse mercado pode mexer com as emoções dos mais jovens ou daqueles acostumados com a volatilidade dos mercados tradicionais.
Contudo, é importante destacar que o índice de volatilidade do Bitcoin vem caindo ano após ano em sua média histórica.
Conforme a sua capitalização de mercado cresce e mais investidores enxergam o ativo como um porto seguro e não somente como um veículo especulativo de curto prazo, o Bitcoin alcança patamares de volatilidade mais condizentes com os mercados globais.
Se a história servir de guia, veremos uma menor volatilidade nos próximos anos.
Leia mais: A maioria das criptomeodas são inúteis, mas não Bitcoin, afirma presidente do Federal Reserve