CVM lança aplicativo para investidores e guia para Day Traders

CVM lança aplicativo para investidores e guia pra Day Traders

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou um aplicativo para investidores consultarem quais empresas são reguladas no país e evitarem golpes.

Com a novidade, o investidor pode saber se a empresa na qual ele está investido está cadastrada na CVM, por exemplo. A mesma verificação pode ser feita em relação à corretora.

De acordo com a CVM, o objetivo do aplicativo é aproximar ainda mais a autarquia do público em geral, por meio do acesso rápido, fácil e claro a uma das informações mais importantes prestadas pela instituição.

A ferramenta é útil para identificar as famosas pirâmides financeiras, que prometem rendimentos “milagrosos”, mas atuam sem autorização da autarquia.

Segundo a CVM, já está em fase de análise a implementação do novo recurso, como:

  • A consulta a informes de fundos de investimento (como atas de assembleias e regulamento);
  • A abertura e acompanhamento de chamados no SAC;
  • Acesso ao SEI (visualização de processos públicos, notificação de andamento de processo), dentre outros.

O aplicativo busca agregar várias funcionalidades e disponibilizar informações que as áreas técnicas da CVM já informam no site, conforme reportou o Valor Investe.

“Chegamos a 3 milhões de investidores ativos na Bolsa de Valores e a expectativa é de chegar a 5,5 milhões. Esse público poderá usar esse aplicativo que, em breve, será um dos principais canais de consulta rápida e eficiente do mercado.” afirmou em nota José Alexandre Vasco, superintendente da CVM.

Guia de Day Trade e funcionamento da Bolsa de Valores

Com o objetivo de fomentar cada vez mais a educação financeira no país, a Comissão de Valores Mobiliários lançou mais uma publicação da série Cadernos CVM.

O novo material é o Caderno CVM nº 15: Day Trade. De forma 100% gratuita, o público terá informações explicativas sobre o que é Day Trade, funcionamento, custos, gerenciamento de riscos e muito mais.

O caderno terá também as diferenças entre Day Trade no mercado à Vista e no Mercado de Derivativos, Vieses comportamentais, informações sobre pesquisas e Pontos de atenção antes de investir em day trade.

O Guia CVM do Investidor – Como funciona a Bolsa de Valores, traz orientações e informações sobre a intermediação dos negócios em bolsa, o papel dos agentes autônomos de investimento, o funcionamento das ordens e do book de ofertas, os meios de acesso, o sistema de liquidação e custódia, custos, entre outros.

A CVM lançou, nesta segunda-feira (05), os guias para ampliar os conhecimentos do público sobre o tema. Saber como funciona a bolsa de valores é fundamental para começar a investir no mercado de capitais.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

memecoins
icon maio 28, 2025

Labubu se torna memecoin explosiva na Solana

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 24, 2025

Conheça MoonPig: a nova sensação das memecoins da Solana

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje mineração
icon maio 26, 2025

É fácil enriquecer com o Bitcoin, diz Robert Kiyosaki

Escrito por Thiago Barboza