Dados de 27 milhões de clientes da Claro NET podem ter sido roubados, entenda

claro-net-dados-clientes-roubo-hackers-informações-operadora-internet-notícias-

Dados e informações pessoais de mais de 27,8 milhões de clientes brasileiros da operadora Claro Net podem ter sido vazados.

Segundo publicação do The Hack, a antiga empresa de telecomunicações NET sofreu um ataque hacker em 2018, um ano antes de ser comprada pela Claro.

A empresa teve seu banco de dados violado na ocasião, resultando em um roubo massivo de informações, que foram à venda em um fórum no último dia 21 de outubro, por um usuário identificado como ‘gr4c3ann’.

O suposto criminoso cibernético divulgou ainda uma amostra com dados pessoais de 888.727 usuários de serviços da companhia.

A The Hack afirma ter recebido de uma fonte anônima um arquivo que seria parte dos dados vazados da operadora.

A amostra contempla informações como nome completo, data de nascimento, gênero, CPF (ou CNPJ), email, número de telefone e endereço completo com CEP, de acordo com a publicação.

Vazamento-NET_claro-hack
Amostra do suposto vazamento de dados da NET. Fonte: The Hack/Reprodução


Esses dados pertencem a clientes que usufruíam dos serviços de TV paga, internet banda larga e telefonia fixa da NET, segundo a publicação.

O site, no entanto, não revelou quando o hacker está pedindo pelas informações roubadas.

Claro responde

A The Hack afirma ter entrado em contato com a Claro para saber o posicionamento da empresa sobre o assunto, e recebeu a seguinte resposta:

“Sobre o caso citado, a Claro informa que não foram encontradas evidências que comprovem que a amostra publicada pertença à base de dados da empresa”, declarou.

A companhia ressaltou ainda que “investe fortemente em políticas e procedimentos e no aprimoramento constante de processos, adotando medidas, de acordo com melhores práticas, para identificar fraudes e proteger seus clientes”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Stripe retorna ao mercado de criptomoedas com USDC
icon outubro 10, 2024

Stripe retorna ao mercado de criptomoedas com USDC

Escrito por Sabrina Coin
Tether (USDT)
icon outubro 10, 2024

Mt Gox estende pagamentos para 2025

Escrito por João Victor
Dólar
icon outubro 9, 2024

Análise do preço do Monero (XMR): principal criptomoeda de privacidade

Escrito por João Victor