A Edge, a empresa por trás da carteira de criptomoedas Edge, anunciou hoje o lançamento Confidential Mastercard, um cartão de débito em bitcoin que não requer informações pessoais identificáveis para uso.
“Nem um nome, nem um número de telefone, nem um endereço de e-mail”, disse o cofundador e CEO da Edge, Paul Puey, ao Decrypt em entrevista.
“Definitivamente não é o seu endereço real, nada. Você pode criar um cartão virtual em cerca de 15 segundos dentro do Edge.”
Embora a privacidade seja um apelo fundamental para os entusiastas de criptomoedas, Puey disse que o empoderamento econômico é o princípio definidor por trás do Edge Mastercard.
“Conheço um punhado de pessoas que não têm conta bancária; eles simplesmente não conseguem abrir uma conta bancária por qualquer motivo”, afirmou.
O novo cartão não é apenas para Bitcoin. Puey afirmou que os usuários poderão utilizar Bitcoin Cash, Dogecoin, Litecoin e Dash para financiar seu Edge Mastercard para uso em comerciantes qualificados nos Estados Unidos.
A Edge afirmou que o cartão é emitido por meio de um programa de modelo Mastercard com o Patriot Bank, com sede em Connecticut.
No entanto, um porta-voz da MasterCard entrou em contato com a Decrypt após a publicação para enfatizar que a Mastercard não tem envolvimento oficial com o cartão da Edge.
Um porta-voz da Edge respondeu:
“No que diz respeito a este programa de modelo de cartão relacionado ao Patriot Bank, ele foi aprovado.
O item específico que não foi aprovado é o cartão personalizado que pretendemos ter… o cartão azul escuro com o logotipo mint Bitcoin que compartilhamos em nossas imagens com esses anúncios.”
O CEO da Edge, Puey afirmou:
“A MasterCard está envolvida em todo o processo. Eles aprovaram totalmente isso, é totalmente legal e aprovado pela MasterCard. Ele se encaixa inteiramente dentro de sua estrutura.”
No lançamento, o Edge Mastercard terá um limite diário de gastos de US$ 1.000 e poderá ser usado com o Apple Pay com Samsung e Google Pay em breve. A opção de solicitar um cartão físico por US$ 20 está chegando no final deste mês.
Para financiar sua conta, os clientes do Edge vendem seu Bitcoin dentro de sua carteira e enviam o dólar para o Edge Mastercard para fazer compras em vez de enviar os fundos para uma conta bancária.
Não há taxas para adicionar fundos a um cartão, acrescenta Puey, explicando que aqueles que desejam comprar em uma loja online podem copiar e colar as informações do cartão e adicionar um endereço de entrega/faturamento ao pedido.
A Edge é a mais recente entre as empresas Web3 que estão entrando no espaço de pagamentos Bitcoin para fazer compras diárias.
Em abril, o gerente de ativos digitais Nexo fez parceria com a Mastercard para lançar um cartão cripto com suporte da Mastercard em mercados europeus selecionados.
Em dezembro, a Ledger anunciou o lançamento de um cartão de débito que permitirá aos usuários gastar suas criptomoedas diretamente ou como garantia para compras em dinheiro usando a plataforma Ledger Live.
Leia mais: O salto do Bitcoin (BTC) vai surpreender o mercado, revela analista