O Grupo Fleury (B3: FLRY3), empresa brasileira voltada para o mercado de saúde, sofreu um novo ataque de ransomware, o que provocou instabilidades em seu sistema.
O ataque ocorreu por volta das 19 horas no domingo, o que paralisou os sistemas da empresa, que é uma das maiores no território nacional.
Um ataque de ransomware consiste no sequestro de dados ou sistemas de instituições por hackers. Normalmente, os atacantes pedem um pagamento em criptomoedas para que o sistema seja liberado. Ataques a empresas grandes costumam render milhões em prejuízo.
Não foi informado qual valor foi pedido para o resgate, e a empresa afirmou que já está tomando medidas para estabilizar a situação:
“Estamos gradualmente normalizando nossas operações de forma controlada, com os devidos testes de segurança sendo executados, priorizando a integração automática de sistemas em hospitais em nossos ambientes, que vem ocorrendo de forma gradativa.
As Unidades seguem atendendo nossos clientes com sistemas já restabelecidos.”
Este é o segundo ataque que a companhia recebe desde 2021. Na época, o grupo hacker REvil paralisou os sistemas da empresa, exigindo um pagamento para não vazar dados sensíveis da instituição.
As ações da empresa não sofreram após o ocorrido, e seguem com alta de 0,12% no dia.