Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Guia de carteiras Ethereum

Guia de carteiras Ethereum

Uma carteira Ethereum, assim com de qualquer outra criptomoeda, é basicamente um software onde você pode guardar seus fundos, realizar transações e consultar seu extrato sempre que quiser.

Esse programa de software interage com a blockchain e permite aos usuários enviar e receber criptomoedas. Se você quiser utilizar criptomoedas, necessitará possuir uma carteira digital.

Essencialmente o que uma carteira digital armazena são suas chaves pública e privada. Como o própria nome diz, a chave pública é um código que deve ser usado para enviar fundos para sua carteira, seria o equivalente ao seu número de conta em um banco convencional. Continuando com a analogia anterior, a chave privada seria o equivalente a sua senha pessoal, e por isso deve ser guardada em um lugar seguro.

 

Tipos de carteira Ethereum

Existem vários tipos de carteiras Ethereum, com diferentes formas de armazenamento. Essas carteiras podem ser divididas em 5 categorias  – papel, desktop, móveis, online e hardware.

 

Carteira de Papel

Carteira de papel Ethereum

Uma carteira de papel Ethereum oferece um alto nível de segurança e são bem simples de se usar. Essa carteira é basicamente uma cópia física com suas chaves privada e pública impressas.

Para que a segurança dos seus fundos seja garantida é necessário que você guarde essa cópia em um local seguro e fora do alcance de terceiros. A grande vantagem dessa carteira é que ela não está conectada à Internet e nem ao seu computador, portanto longe de possíveis ataques de hackers.

Para ter a sua carteira de papel você deverá criar uma nova carteira no MyEtherWallet, fazer o download do arquivo de armazenamento das chaves e clicar em “imprimir”. O arquivo impresso então terá suas chaves privada e pública, além de um código QR.

 

Carteiras Desktop

desktop carteira ethereum

As carteiras Desktop são baixadas e executadas a partir de um computador ou laptop e só são acessíveis a partir deste. Essas carteiras oferecem altos níveis de segurança. Entretanto, você necessita assegurar que seu computador não seja infectado por um vírus ou hackeado, pois caso seja você poderia facilmente perder seus fundos.

Abaixo segue uma lista com algumas das carteiras mais populares disponíveis atualmente:

 

Mist

Mist é a carteira oficial da Ethereum, por isso é umas das mais seguras dentre as carteiras desktop. A carteira conta com "shapeshift" incorporado, o que basicamente significa que podem ser efetuadas trocas entre outras criptomoedas na carteira.

MetaMask

MetaMask é uma extensão do Google Chrome, mas não se preocupe porque suas chaves são guardadas na sua máquina, por isso é considerada uma carteira desktop. É uma carteira bem amigável e fácil de usar.

Exodus

Exodus é uma carteira bastante amigável que possibilita o armazenamento de chaves de várias criptomoedas. Ela também tem o ShapeShift integrado.

Carteiras Móveis

Telefone celular

A maior vantagem desse tipo de carteira é a possibilidade de acessá-la desde qualquer lugar, você só vai precisar de um aplicativo instalado no seu celular e conexão com a internet.

Se por um lado pode ser um tipo de carteira mais conveniente, por outro são muito mais vulneráveis a ataques de hackers.

Dentre as várias carteiras desse tipo, podemos destacar como mais populares e bem avaliadas a Jaxx e a Coinomi. Ambas suportam um grande número de moedas, além da própria Ethereum, e estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.

 

Carteiras Online

As carteiras online são bastante rápidas e práticas. Além disso, utilizam o armazenamento na nuvem e também podem ser acessadas de qualquer lugar. Entretanto, como o armazenamento das chaves é online e normalmente em um servidor de terceiros, isso torna a carteira muito vulnerável a ataques de hackers e vírus.

A carteira oficial da Ethereum MyEtherWallet é a opção mais segura dentre as carteiras online. Pois, ao contrário das outras, não é armazenada em servidores de terceiros, sendo totalmente descentralizada.

 

Carteiras de Hardware

Carteira Hardware

As carteiras de Hardware são muito parecidas fisicamente com dispositivos usb. Embora elas façam transações online, seus fundos são armazenados offline, o que as tornam praticamente imunes a ataques de hackers. As transações são bem fáceis de fazer e as carteiras costumam suportar vários tipos de moedas.

Por serem a opção mais segura dentre todas as alternativas acima, também são as que custam mais. Mas, definitivamente valerão o preço se você possuir uma grande quantidade de Ether ou simplesmente quiser ficar mais tranquilo em relação a segurança de suas moedas.

Abaixo seguem algumas carteiras de hardware mais bem avaliadas atualmente:

Próxima: Como comprar Ethereum?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias