Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é Ether?

o que e ether

Ether é a moeda digital da Ethereum. Ela é utilizada como forma de pagamento para todas as operações que rodam dentro de sua rede. Na prática, desenvolvedores tem que pagar para construir aplicações e contratos inteligentes e usuários para roda-los, tudo em Ether.

Mas por que você tem que pagar por isso se a Ethereum é uma plataforma descentralizada e não pertence a ninguém? A resposta é simples, todas operações e serviços oferecidos na plataforma gastam energia computacional, e como você sabe energia não é grátis. O Ether então é a solução para esse problema, sendo utilizado com forma de dinheiro dentro da rede.

Como era de se esperar, os valores vão depender de quanta energia computacional é gasta em determinada operaçao. Como já dito anteriormente, o objetivo do Ether é ser majoritariamente utilizado para pagar serviços dentro da rede, mas também é possível adquirir outros bens ou serviços fora dela, se o comerciante em questão aceitá-lo.

 

Como Ether é criada?

Ao contrário do Bitcoin, não há um número limite de Ether que podem ser emitidos, mas apenas uma quantidade máxima anual de produção, que são de 18 milhões por ano.

Quanto a forma de emissão da moeda, isso varia. 70 milhões de Etheres foram criadas durante a pré-venda inicial. Das quais 60 milhões foram vendidas ao público para financiar o projeto e as outras 12 milhoes restantes distribuídas para financiadores e desenvolvedores do projeto, além da própria Fundação Ethereum. A maior parte do dinheiro arrecadado foi e será usado para financiar futuros aprimoramentos.

A outra forma de emissão de Ether – e atualmente a única – é atráves de recompensas pela mineração de blocos. Como já mencionado anteriomente, Ether é o combustível que permite a execução de contratos inteligentes. Esses contratos encontram-se dentro de blocos e precisam ser validados para que possam ser incluídos na rede Blockchain.

Cada vez que um bloco é validado, 2 novas Ethers são criadas e entregues ao minerador bem sucedido. Um novo bloco é propagado a cada 15 segundos aproximadamente. Pode acontecer de um minerador conseguir a solução que valide um bloco mas não incluí-lo na rede. Nesse caso a rede Ethereum o recompensa  com uma quantidade menor de Etheres.

Próxima: o que são contratos inteligentes?

 

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias