Ícone do site Criptonizando

Fábrica de aço de bilionário ucraniano acusado de fraude entra na mineração de Bitcoin

bitcoin-ucrania-aço-bilionário-btc-preço-mineração-minerar-_Easy-Resize.com

Com o Bitcoin (BTC) em alta em 2020, chamando a atenção de cada vez mais investidores, uma fábrica de aço fundada por um bilionário ucraniano entrou no negócio de mineração da criptomoeda.

Conforme reportou o portal RFERL, a fábrica CC Metals & Alloys (CCMA), do oligarca de negócios Ilhor Kolomoyskiy, dirige uma operação de mineração de BTC em Kentucky, nos EUA.

Com a pandemia do COVID-19, a empresa que já existe há mais de 70 anos fechou em julho, e demitiu alguns de seus funcionários, mas o negócio com bitcoin não parou.

Empresa investiu pesado em Bitcoin durante a pandemia

De acordo com um ex-funcionário da CCMA, embora a produção principal da fábrica tenha sido fechada, o equipamento de mineração de BTC segue em pleno funcionamento.

Colaboradores da fábrica alegam que o depósito que costumava armazenar ligas especiais foi reformado para suportar a extração da principal criptomoeda do mercado.

Segundo a mídia ucraniana, foram instalados “centenas, senão milhares de computadores para minerar  a criptomoeda”.

Os trabalhadores dizem que a operação envolvendo Bitcoin é conduzida de forma independente da fábrica de aço, e não foi afetada pela paralisação na produção das ligas de ferro-carbono.

O baixo custo de eletricidade na região de Kentucky é um forte atrativo para potenciais mineradores de Bitcoin, portanto a CC Metals & Alloys não está sozinha operando no estado americano.

Contudo, relatórios afirmam que a fábrica também mergulhou no universo da tecnologia blockchain e inteligência artificial com uma empresa terceirizada instalando computadores na fábrica.

Problemas com a Justiça

A empresa é propriedade do bilionário Ihor Kolomoyskiy e de seu parceiro de negócios Hennadiy Boholyubov, acusados pelo Departamento de Justiça dos EUA de roubar bilhões de dólares do PrivatBank da Ucrânia de forma fraudulenta.

Segundo as autoridades estadunidenses, os magnatas ucranianos roubaram e lavaram os bilhões de dólares por meio de empresas de fachada, antes de comprar ativos americanos, como siderúrgicas e imóveis.

Por este motivo, muitos acreditam que a fábrica pode não abrir novamente como produtora de metal devido à pressão legislativa das autoridades dos EUA sobre os empresários.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile