Facebook abandona plano original da criptomoeda Libra e redesenha o projeto

Depois dos rumores de que o Facebook abandonaria os planos de criação da criptomoeda Libra em meio à pressão regulatória, a Associação responsável pela stablecoin anunciou mudanças no projeto.

Para conquistar as autoridades regulatórias, a Associação Libra agora será vinculada a moedas nacionais individuais e supervisionada por autoridades globais, conforme comunicado nesta quinta-feira (16).

O token foi redesenhado, e o projeto poderá criar stablecoins lastreadas no dólar americano, euro, libra esterlina e dólar de Singapura, intituladas LibraUSD ou LibraEUR.

“Estamos mantendo a arquitetura de uma Libra de múltiplas moedas, mas fundamentalmente diferente e simplificada em relação ao plano original”, disse Christian Catalini, economista-chefe da Calibra, a carteira digital do Facebook que oferecerá a libra por meio dos aplicativos da rede social Messenger e WhatsApp.

Anunciada em junho de 2019, a Libra originalmente seria lastreada em diversas moedas e títulos de dívida governamental, mas a proposta gerou atrito e as autoridades governamentais passaram a temer o potencial da stablecoin de desestabilizar políticas monetárias, facilitar a lavagem de dinheiro e prejudicar a privacidade dos usuários.

Em resposta à criptomoeda do Facebook, bancos centrais trabalharam para acelerar a emissão de suas próprias moedas digitais (CBDCs). Atualmente, a China é o país mais próximo de lançar uma.

Com a reformulação do whitepaper da criptomoeda, a Associação Libra afirmou que os governos poderão fazer uma “integração direta” de qualquer futura CBDC em sua rede.

Uma das mudanças, é que agora as carteiras não hospedadas na rede estarão sujeitas a limites de saldo e transação.

A Associação Libra é um grupo sem fins lucrativos sediado em Zurique, na Suíça, que está encarregado de supervisionar o desenvolvimento do projeto Libra, assim como o de sua blockchain.

Desde sua criação, diversos membros largaram o projeto, como PayPal, Stripe, Visa e Mastercard, cujo CEO desta última explicou os motivos da saída.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
robôs, trading, bots de trading
icon junho 6, 2025

Bitcoin: futuro ameaçado pela Computação Quântica?

Escrito por Thiago Barboza