A Marathon Digital Holdings, uma das maiores mineradoras de Bitcoin dos Estados Unidos, anunciou a contratação de duas especialistas em Inteligência Artificial.
Janet George e Barbara Humpton vão substituir Kevin DeNuccio e Said Ouissal como parte de uma renúncia programada.
A Marathon destacou a experiência em IA e datacenters das novas executivas. Humpton atuou como CEO da Siemens USA. Por sua vez, Janet trabalhou como Vice-Presidente Corporativa e Gerente Geral de Data Center e Inteligência Artificial na Intel Corporation.
Fred Thiel, CEO da Marathon, destacou a importância das contratações para a expansão dos serviços baseados em IA da Marathon. Esta decisão ocorre em meio a uma queda de 3% na produção de bitcoins da empresa. A Marathon registrou a mineração de 673 moedas no mês passado.
No entanto, a Marathon segue com planos de expansão para atingir 50 EH/s até o final de 2024, destacou Fred:
“Durante o mês, energizamos quase 18 contêineres de imersão em Granbury, Texas. Estamos convertendo uma grande parte do nosso data center de Granbury refrigerado a ar para contêineres de imersão MARA, com planos de transição de pelo menos outros 30 em setembro.”
Mineradoras e IA
As IAs generativas explodiram em popularidade a partir de 2023. Desde então, diversas mineradoras de Bitcoin e criptomoedas tem expandido suas operações para o setor de IA, visto que ambos mercados possuem muitos pontos em comum.
Assim como a mineração de Bitcoin, os modelos de IA dependem de computação de alto desempenho. Além disso, ambos mercados são conhecidos pelo alto consumo energético.
Desta forma, algumas mineradoras de grande porte estão diversificando o seu poder computacional para prover recursos para as IAs.
Notavelmente, algumas mineradoras têm enfrentado dificuldades financeiras após o halving, evento que reduziu pela metade a emissão de novas moedas na rede. Há grande expectativa do mercado de que o preço do BTC se valorize para aumentar as margens dos mineradores.