Ícone do site Criptonizando

Investidores institucionais estão trocando ouro por Bitcoin, diz análise do JP Morgan

Bitcoin a caminho de superar o valor de mercado do ouro, diz bilionário

Investidores institucionais estão trocando o ouro por Bitcoin (BTC), de acordo com um novo relatório do JP Morgan, maior banco dos Estados Unidos (EUA).

Analistas dos JP Morgan listaram algumas razões pelas quais a principal criptomoeda do mercado registrou uma alta astronômica no último mês. Entre elas, está a forte demanda por BTC por parte de grandes companhias.

De acordo com o relatório publicado na última sexta-feira (06), o preço do Bitcoin pode subir 10 vezes mais na competição com o ouro pela preferência dos investidores institucionais.

O documento também cita o crescimento massivo do fundo Bitcoin Trust, da gestora Grayscale, como um dos motivadores da grande alta do criptoativo em outubro. Atualmente, o fundo US$ 7,6 bilhões.

“A ascensão do Grayscale Bitcoin Trust sugere que a demanda de Bitcoin não é apenas impulsionada pelos grupos mais jovens de investidores de varejo, ou seja, a geração do milênio, mas também por investidores institucionais, como escritórios familiares e gestores de ativos”, aponta o relatório.

Segundo o JP Morgan, esses investidores estão deixandos os fundos negociados em bolsa (ETF) de ouro e passando a investir em BTC.

O fundo de BTC da Grayscale registrou entradas cumulativas até o mês passado, enquanto os fundos negociados em bolsa (ETF) de ouro registraram “saídas modestas” desde meados de outubro.

“Esse contraste dá suporte à ideia de que alguns investidores que anteriormente investiram em ETFs de ouro, como escritórios familiares, podem estar olhando para o bitcoin como uma alternativa ao ouro”, dizem os analistas.

O relatório aponta como um propulsor a iniciativa do PayPal, gigante de pagamentos on-line em permitir que seus clientes comprem e vendam BTC e outras criptomoedas em sua plataforma:

“O endosso corporativo de bitcoin e, em particular, o endosso do Paypal algumas semanas atrás, parece ter propagado a demanda por bitcoin”, afirma.

A novidade do PayPal é parte da onda intitulada pelo analista Jason Deane como “Efeito MicroStrategy”, que começou com o enorme investimento da empresa de business intelligence, de US$ 425 milhões em Bitcoin, e incentivou outros gigantes, como o CEO do Twitter, a fazer o mesmo.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile