Irã suspende proibição da mineração de Bitcoin em setembro

O Irã suspenderá sua proibição de quatro meses à mineração de Bitcoin e criptomoedas em setembro, de acordo com relatório divulgado pelo site de notícias iraniano Financial Tribune.

Em maio, o presidente Hassan Rouhani colocou a proibição temporária em vigor, já que a rede elétrica do país estava sob pressão devido às altas temperaturas e à escassez de energia no verão.

A declaração do porta-voz da Companhia de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia do Irã (Tavanir), Mostafa Rajabi Mashhadi, indica que o Ministério da Indústria, Mineração e Comércio planeja manter sua data original de retomada de 22 de setembro, em vez de estender a moratória. 

O Financial Tribune relata que Mashhadi disse que Tavanir espera que o uso de eletricidade diminua no próximo mês para que os mineradores de criptomoedas legais possam continuar as operações.

Em maio, o Irã era responsável por cerca de 4,5% de toda a mineração de BTC, segundo dados de Tavanir e do Cambridge University Center for Alternative Finance. A mineração de bitcoins é uma atividade regulamentada no Irã, dando ao povo iraniano uma alternativa ao dólar americano.

O país, rico em petróleo e gás natural, mais uma vez se viu com poucos compradores quando a administração de Trump abandonou um acordo nuclear multilateral em 2018 e pressionou outros países a pararem de negociar com a República Islâmica.

Com a pressão americana, o Irã legalizou a mineração de criptomoedas em 2019 e começou a tributá-la, o que ajudou a compensar os enormes subsídios à eletricidade do país. No ano seguinte, o país determinou que os mineradores de criptomoedas vendessem as moedas mineradas diretamente ao Banco Central.

Embora o Irã esteja entre os cinco principais países com eletricidade mais barata do mundo, os apagões contínuos deste ano demonstraram que sua rede elétrica nacional não está acostumada a lidar com a alta demanda elétrica, como exige a mineração de Bitcoin.

Leia mais: Prefeito de cidade do Missouri quer dar US$ 1000 em bitcoin para cada habitante

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza