Um dos principais clubes de futebol holandeses, AZ Alkmaar, receberá pagamentos em bitcoin por meio de uma parceria com uma exchange de criptomoedas Bitcoin Meester. Como parte do negócio, a equipe receberá parte dos salários em bitcoin.
A exchange se tornará o patrocinador exclusivo do clube, recebendo os valores na criptomoeda. Além disso, a equipe disse que manterá o BTC recebido em seu balanço.
O Diretor Comercial da equipe – Michael Koster – explicou os motivos do negócio:
“O mercado de criptomoedas está crescendo, com um crescimento exponencial de usuários nos últimos anos. Isso é atraente, mas é justamente em um novo mercado que alguma direção é importante. Nem todo mundo já está familiarizado com criptomoedas e o Bitcoin Meester é capaz de guiar com responsabilidade novos usuários neste mundo. ”
O CEO da exchange – Mitchell Zandwijken – observou que esportes e futebol, em particular, são um dos mercados mais importantes por causa da enorme base de fãs. Ele descreveu a colaboração com o clube holandês como “estratégica”, já que a bolsa terá a oportunidade de apresentar aos torcedores do AZ e ao resto do país as moedas virtuais.
Conhecida como Kaaskoppen (Cheesheads), a equipe ficou em 3º lugar no ano passado no campeonato local, a apenas alguns pontos dos gigantes Ajax e PSV Eindhoven. A casa do AZ Alkmaar é o Estádio AFAS, onde assinou o contrato com a Bitcoin Meester.
Criptomoedas e o futebol
As criptomoedas parecem atraentes para o mundo dos esportes. Uma dessas grandes colaborações foi entre o clube italiano Rimini FC 1912 e o empreendimento blockchain Quantocoin.
O projeto de tecnologia comprou 25% da Rimini inteiramente com ativos digitais com seu token nativo, o Quantocoin (QTCT). Isso contou como um marco significativo, pois foi a primeira vez que um time de futebol foi comprado usando uma criptomoeda.
Por sua vez, o English Premier League Club – Newcastle United – associou-se ao projeto blockchain StormGain.
Além disso, o clube de futebol de maior sucesso em Portugal – SL Benfica – anunciou que os produtos do time estariam disponíveis para compra com criptomoedas.
Leia mais: SoftBank investe US$200 milhões na maior bolsa de criptomoedas do Brasil