Ícone do site Criptonizando

John McAfee é preso na Espanha por evasão fiscal

John McAfee é preso na Espanha por evasão fiscal

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) divulgou nesta segunda-feira (06), a uma acusação contra John McAfee, de “evasão fiscal e omissão deliberada de apresentar declarações de impostos”.

A acusação foi divulgada após a prisão do controverso criador do antivírus McAfee, e segundo o comunicado de imprensa, durante o período de 2014-2018 John David McAfee “não apresentou declaração de imposto de renda”.

A ausência da declaração ocorreu apesar McAfee ter “receitas consideráveis” de “promoção de criptomoedas, trabalho de consultoria, palestras e venda dos direitos da história de sua vida para um documentário”, conforme reportou Cryptoglobe.

O DOJ também afirma que, segundo a acusação, McAfee “supostamente evitou sua responsabilidade tributária direcionando sua renda para ser paga em contas bancárias e contas de câmbio de criptomoeda em nome de outras pessoas”.

Ainda segundo a acusação, “McAfee tentou invadir o IRS ocultando ativos, incluindo bens imóveis, um veículo e um iate, em nome de terceiros”.

Caso seja condenado, o excêntrico entusiasta das criptomoedas enfrentará uma pena máxima de cinco anos de prisão em cada acusação de evasão fiscal, e uma pena máxima de um ano de prisão em cada acusação de omissão deliberada de declaração de imposto de renda.

Os EUA aguardam extradição de John McAfee, e a reclamação da SEC (Comissão de Valores Mobiliários) afirma:

“De pelo menos novembro de 2017 a fevereiro de 2018, McAfee alavancou sua fama para ganhar mais de US$23,1 milhões em compensação não divulgada, recomendando pelo menos sete ‘ofertas iniciais de moedas’ ou ICOs em seu Twitter”.

Em seguida, a SEC alega que as recomendações da McAfee eram “materialmente falsas e enganosas” pelos seguintes motivos:

O processo da SEC foi aberto no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Distrito Sul de Nova York, no mesmo dia em que saiíram as acusações na Espanha.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile