Ícone do site Criptonizando

Noruega avalia emissão de CBDC enquanto diminui o uso do dinheiro físico

A Noruega avalia a emissão de um CBDC diante de uma parcela de apenas 4% da população que continua usando dinheiro físico.

A vice-governadora do Banco Central da Noruega, Ida Wolden Bacher descreveu um declínio nos pagamentos em dinheiro ao falar sobre Moedas Digitais emitidas pelo Banco Central, as CBDCs.

Conforme reportou o Cointelegraph, “apenas 4% dos pagamentos são feitos em dinheiro”, afirma Ida.

“Esta participação é aproximadamente a mesma da primavera e consideravelmente menor do que antes da pandemia”, acrescentou a vice-governadora.

Ida Wolden continua dizendo que “até onde sabemos, a parcela de pagamentos em dinheiro é menor na Noruega do que em qualquer outro país”.

A Noruega usa a coroa, a moeda emitida pelo Banco Central do país. Com a pandemia do novo coronavírus, o país passou a se preocupar mais com a troca de dinheiro físico.

Os CBDCs surgiram como um tema em 2020 em meio à pandemia. Um grande número de nações do mundo estão laçando tal ativo.

Assim como a China, que iniciou os testes da sua moeda digital e os EUA, que ainda estão estudando a produção de um dólar digital.

De acordo com Ida Wolden, o CBDC é “uma tendência específica para a Noruega e alguns de nossos países vizinhos, é o nível baixo e decrescente de uso de dinheiro”.

Contudo, o diretor de política monetária do banco central mencionou qualidades importantes disponíveis em dinheiro.

O dinheiro permanece disponível se os sistemas de pagamentos digitais caírem, por exemplo. “O dinheiro é uma moeda com curso legal amplamente acessível”, disse ela. O país pode perder alguns desses aspectos se for totalmente digital com um CBDC.

“A perspectiva de introdução de um CBDC ainda está um pouco distante”, disse a vice-governadora, acrescentando:

“A falta de urgência reflete nossa visão até agora de que não há necessidade aguda de introduzir um CBDC. A introdução de um CBDC pode ter consequências consideráveis ​​em várias áreas. Nossa decisão deve ser bem informada.”

Enquanto isso, no Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o país “terá moeda digital“.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile