Ao começar a operar no mercado de criptomoedas, os entusiastas correm um grande risco de cometer alguns erros devido à falta de experiência. Para ajudar a evitar a dor de cabeça, o Criptonizando já falou sobre 6 erros que custam caro para iniciantes no mercado.
Hoje, vamos falar de 7 erros comuns de traders que estão começando, conforme listou o Bitcoinist. Confira.
1. Entrar em uma negociação sem um plano em prática
Os planos de negociação (trade), são essenciais para maximizar as suas chances de se beneficiar das oportunidades do mercado.
Ao negociar Bitcoin e outras criptomoedas, o usuário precisa se ater a um conjunto de regras planejadas para sua entrada, paradas e saídas, do contrário, você pode acabar sem liquidado.
2. Vítimas do FOMO
Essa sigla em inglês significa Fear of Missing Out, ou Medo de Estar Perdendo. Boa parte dos traders iniciantes ficam entusiasmados com as movimentações no mercado e acabam tomando decisões ruins, tais como comprar durante uma alta de preços ou vender durante um período breve de baixa.
O mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Flutuações nos preços acontecem o tempo todo, mas traders experientes não se desesperam e compram durante a queda (claro, você deve avaliar o projeto, mas essa é a regra).
3. Negociar com muita alavancagem
Perder dinheiro negociando é tão ou mais fácil do que ganhar, principalmente se você não tiver conhecimento sobre o que está fazendo.
Não negocie mais do que pode perder ou poderá acabar cheio de problemas, e muito rápido.
4. Não ter controle sobre os seus sentimentos
A ansiedade ou ganância podem ter um impacto avassalador no seu portfólio. É preciso ter o controle sobre as próprias emoções ao lidar com o mercado, evitando assim tomar decisões irracionais que teriam um impacto negativo nos seus negócios.
5. Observar o mercado o tempo todo
Passar muitas horas, ou até mesmo o dia todo com os olhos colados na tela do computador observando as mudanças no gráfico do Bitcoin com certeza aumentarão seus níveis de estresse.
Isso é ruim não só para as suas decisões ao negociar, mas para a vida no geral, incluindo as pessoas ao seu redor. Respire, ocupe sua cabeça com outras coisas, dê um passeio. O mercado continuará aqui quando você voltar.
6. Impaciência
Às vezes o mercado entra em zonas sem grandes oportunidades, em que não vale a pena negociar. Quando isso ocorre, o melhor a se fazer é seguir a dica anterior e esperar até que o cenário fique favorável novamente.
Embora o bilionário Warren Buffett seja um grande crítico do Bitcoin, ele segue sendo um grande investidor tradicional, e afirma:
“O mercado de ações é um dispositivo para transferir dinheiro do impaciente para o paciente.”
7. Negociar contra a tendência
Se o mercado está numa tendência de alta, é extremamente arriscado apostar na mudança repentina para uma queda brusca.
Traders experientes sabem como cronometrar suas saídas e entradas para aumentar os lucros de curto prazo das oscilações de preço, mas se você está começando nessa prática, é melhor evitar.