Dois adolescentes do Canadá de 17 anos foram presos por roubar mais de US$ 4 milhões em bitcoin (BTC) e ether (ETH) de um americano por meio do que as autoridades descreveram como um “ataque de phishing”.
De acordo com relatórios locais, a polícia de Hamilton começou a trabalhar com o Federal Bureau of Investigations (FBI) dos Estados Unidos e a Força-Tarefa de Crimes Eletrônicos do Serviço Secreto para investigar os meninos em junho de 2023.
Um ataque de spear phishing é uma forma direcionada de phishing usada por golpistas para induzir os indivíduos a revelar informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou outros dados pessoais.
Ao contrário dos ataques de phishing tradicionais que lançam uma ampla rede, os ataques de spear phishing são altamente personalizados e adaptados a indivíduos ou organizações específicas.
Em um ataque de spear phishing, o malfeitor realiza uma pesquisa minuciosa para coletar informações sobre o alvo, como nome, cargo, empresa, colegas ou até mesmo detalhes pessoais de plataformas de mídia social.
Com essas informações, o golpista pode criar e-mails ou mensagens atraentes e personalizadas que parecem ser de uma fonte confiável, como um colega, supervisor ou uma organização respeitável à qual o alvo está associado.
No caso dos adolescentes de Hamilton, a dupla, conhecida por seus pseudônimos “Felon” e “Gaze”, fingiram ser membros da equipe de suporte da popular exchange de criptomoedas americana Coinbase.
Depois de obter o controle da conta com sucesso, os meninos conseguiram acessar os ativos digitais do homem armazenados na plataforma.
De acordo com a polícia, os adolescentes gastaram parte do dinheiro para comprar o nome de usuário do Instagram “@zombie”, um nome de usuário raro na comunidade de jogos. A polícia também apreendeu pelo menos US$ 13,4 milhões em ativos digitais depois que eles foram pegos.
Embora as autoridades inicialmente tenham prendido os dois adolescentes, apenas um foi acusado de roubo e posse de bens ou produtos adquiridos por meios criminosos, enquanto o outro foi libertado.