Autor de ‘Cisne Negro’ está errado sobre Bitcoin, afirma analista

O autor de “Cisne Negro”, Nassim Nicholas Taleb, recentemente causou polêmica na comunidade Bitcoin com sua afirmação de que a criptomoeda está muito concentrada nas mãos de grandes investidores e é, portanto, um sistema falho. 

No entanto, o analista Will Clemente rebateu a afirmação de Taleb, argumentando que os dados atuais da blockchain mostram uma imagem muito diferente. 

De acordo com o analista, “a realidade é que mais bitcoin é atualmente mantido por investidores na blockchain com menos de 10 Bitcoins do que nunca e subindo rapidamente”. 

Isso sugere que o Bitcoin está se tornando cada vez mais descentralizado, com uma distribuição mais ampla de riqueza entre entidades menores.

Embora seja verdade que um número significativo de bitcoins é detido por “baleias”, o número dessas baleias está, de fato, diminuindo. 

Isso indica uma tendência de dispersão, não de concentração, o que contraria as afirmações de Taleb. 

Curiosamente, vale a pena notar que o governo dos EUA possui uma quantidade significativa de bitcoin. Atualmente, as autoridades dos EUA possuem cerca de 205.515 bitcoins, e esse número está aumentando devido a apreensões de atividades ilegais. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

robôs, trading, bots de trading
icon junho 6, 2025

Bitcoin: futuro ameaçado pela Computação Quântica?

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza