Baby Doge – a criptomoeda meme vale a pena?

Conforme observado em 2021, o mercado blockchain viu uma onda de novas tendências e uma delas foi a das criptomoedas memes. Ao lado de Dogecoin (DOGE), Shiba Inu (SHIB) e uma série de chamadas dogcoins estava o token mais novo da família, o Baby Doge (BabyDoge)

A tendência dos tokens meme é marcada por ativos digitais que trazem como principal fundamento o bom humor. Assim sendo, os mesmos não precisam se preocupar com seus fundamentos.

Por essa razão, os investidores não levam esse tipo de token a sério. 

Mas essa não é a intenção de Baby Doge. O token na rede BNB Chain apresenta algumas funcionalidades que merecem destaque.

Tudo o que você precisa saber sobre Baby Doge

Baby Doge foi criado por fãs da comunidade online DogeCoin em junho de 2021, com um spin-off de uma moeda de meme já existente.

De acordo com fontes não oficiais,  o criador do token do meme é Christian Campisi, um filantropo ambiental apaixonado por cães.

Seu grande destaque são suas transferências rápidas e baixas taxas de transação.

Além disso, a altcoin recompensa seus detentores com tokens sendo adicionados automaticamente à carteira a cada transação. 

Nesse sentido, 5% de cada transferência é distribuído automaticamente para os titulares da altcoin que mantêm os tokens em carteira, um sistema de staking diferenciado. 

Ademais, alguns tokens são adicionados à exchange descentralizada PancakeSwap como parte de um pool de liquidez. Isso ajuda a manter o pool financiado para que as pessoas possam negociar entre Baby Doge e BNB Coin.

Caridade

A grande missão do Baby Doge é trazer a adoção de criptomoedas através de novos conceitos como recompensas.

Ele também foca em proporcionar ajuda e a divulgação da adoção de animais através de seu programa Save Dogs. Logo, o projeto possui uma carteira de caridade que recebe redistribuições com 2,2% do fornecimento total de tokens. 

Esses valores são usados para apoiar os parceiros filantrópicos do Baby Doge.

Em setembro de 2021, a equipe já havia doado US$75.000 para a  aws With Cause, organização sem fins lucrativos com sede em Washington, que ajuda cães em abrigos locais.

Ainda nessa arena, o Baby Doge lançou seu mundo de NFT. O mesmo permite que seus usuários possam criar e comprar/alugar os seus próprios tokens não fungíveis e ainda doar uma porcentagem para ajudar a salvar cães.

Para isso, o projeto conta com colaborações com ASPCA, Best Friends Organization, Humana Society e North Shore Animal League.

“Toda vez que você se envolve com o Baby Doge, ao realizar um NFT você está apoiando diretamente a nós e nossos parceiros para salvar Doges e proporcionar-lhes uma vida melhor”, informa o site NFT.

A equipe Baby Doge também garantiu algumas parcerias esportivas. 

Só para exemplificar, em julho de 2021, começou a patrocinar o piloto da NASCAR Brandon Brown. 

Já em fevereiro deste ano (2022), ela assinou um acordo de parceria promocional com o clube de futebol TSG Hoffenheim. Esse passo foi dado para ajudar a desenvolver NFTs para os torcedores do clube.

Foi justamente essa pegada fez com que nos primeiros 21 dias de nascimento a Baby Doge entrasse para a história ultrapassando mais de 100.000 holders e passar por um aumento de preço de 1.000% em apenas dois dias de lançamento.

Pontos de destaque

“O Baby Doge foi criado após o Dogecoin, com velocidades de bloco 10x mais rápidas e taxas de gás mais baratas, já que é construído na Binance Smart Chain”, informa o white paper do token. 

  • Está na rede da BNB Chain. Ou seja, é um ativo muito veloz e de grande eficiência. 
  • É transparente e governado pela comunidade. 
  • Possui sistema de queima de tokens. 
  • Recompensa os usuários que deixam a altcoin guardada na carteira.
  • As taxas de transação são adicionadas ao sistema de liquidez.

O token Baby Doge

O ativo na rede BNB foi projetado para ser deflacionário. Ou seja, se tornar escasso ao longo do tempo.  

O que fortalece essa premissa é que 45% da oferta da altcoin está no endereço da carteira morta e que a cada transação tokens são queimados. 

A queima de tokens consiste na remoção definitiva de um ativo digital de circulação e na redução de seu fornecimento. O seu principal objetivo é a escassez, que pode gerar valorização do ativo.

Como detentor de token, você receberá reflexões, que são uma parte das taxas cobradas em cada transação. 

Onde comprar BabyDoge

Cartão Baby Doge

Sem dúvidas, não podemos deixar de destacar o cartão e o aplicativo do BabyDoge. Afinal, ele já conseguiu parcerias importantes, como a da Coinpayments que permite a integração do token com as principais plataformas de e-commerce, além de facilitar as doações de caridade com resgate de animais e abrigos. 

Até o momento da escrita do artigo, o cartão está em desenvolvimento por um provedor terceirizado. 

Funcionalidades que virá com o app

  • Capacidade de carregar os saldos de moeda fiduciária com transferência bancária;
  • Compras de criptomoedas;
  • Envio de criptomoedas;
  • Troca de criptomoedas por moeda fiduciária;
  • Conta com a tecnologia TextBit. Como resultado, os usuários podem enviar mensagens de texto BabyDoge para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo usando um número de telefone.

Riscos de se investir em BabyDoge

Atualmente, a altcoin conta com uma queda de 93% em relação a sua alta histórica. Embora ela possua os diferenciais apresentados, eles não são algo disruptivo para o meio blockchain. 

Além disso, o BabyDoge conta com quadrilhões de tokens em circulação. Mesmo que tenha o sistema de queima de tokens, até isso fortalecer a capitalização da altcoin vai demorar muito. Até porque o Baby Doge não traz consigo uma utilidade prática. 

Para o investidor é válido lembrar que em maio de 2021 um token semelhante ao Baby Doge foi lançado. Kabosu também tem um tema de cachorro e promete ser o próximo Dogecoin.

Assim como o Baby Doge, o token mais antigo cobra uma taxa de transação de 10% que distribui entre os detentores de token existentes e um pool de liquidez. 

Mostrando menos originalidade ainda no Baby Doge, o Kabosu doa para instituições de caridade de animais. 

Olhando para as explosões de preço do token, a primeira ocorreu em 2021, no auge dos tweets de Elon Musk, homem mais rico do mundo e CEO da Tesla, sobre tokens de cachorros. Na época, o token passou por um aumento de quase três dígitos.

Já em fevereiro de 2022, em apenas um dia o BabyDoge conseguiu subir 25% como resultado da listagem do token na Huobi. A exchange de criptomoedas anunciou a adição da altcoin apenas alguns minutos antes dela começar a disparar.

Nesses dois cenários, vimos que não houve fundamentos para a subida do BabyDoge, que logo após a empolgação em torno das notícias voltou a corrigir. Ou seja, ele se mostra apenas mais um produto dos tokens memes que mostram ao mercado blockchain serem um das maiores volatilidades e que não tem muito o que oferecer como investimento. 

Leia Mais: Arthur Hays faz previsões para o próximo ciclo de alta

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

BCE alerta: política cripto de Trump pode levar o mundo ao caos econômico
icon março 17, 2025

Por que o mercado de criptomoedas está caindo hoje?

Escrito por Airí Chaves
TRON (TRX)
icon março 20, 2025

TRON será integrado à Solana, anuncia Justin Su

Escrito por Airí Chaves
icon março 18, 2025

Preço do BTC: apostas no Polymarket confiam que o Fed vai pivotar antes de maio

Escrito por Thiago Barboza