Banco Central da Argentina investiga 9 fintechs pelo uso ilegal de criptomoedas

O Banco Central da República Argentina (BCRA) iniciou uma investigação em nove empresas fintechs por suposta intermediação financeira não autorizada de criptomoedas. 

As empresas convertem depósitos em ativos (criptomoedas, em particular), informou o BCRA em comunicado publicado na sexta-feira (11). Esses ativos são usados ​​para financiar investimentos e bens de consumo.

O BCRA não divulgou quais são as empresas sob investigação. Entretanto, um porta-voz da entidade disse que o banco central está em processo de notificar as empresas envolvidas, o que será concluído na próxima semana.

Por fim, o porta-voz disse que se trata de empresas que oferecem aos seus usuários interesse em depositar criptomoedas em suas plataformas.

Proibição e fiscalização do Banco Central sobre criptomoedas

Por meio da lei sobre entidades financeiras, o BCRA tem competência para solicitar informações quando uma pessoa física ou jurídica for suspeita de exercer funções de intermediação financeira, detalha o comunicado. 

Além disso, a entidade também pode ordenar a cessação imediata e definitiva da atividade e aplicar sanções. 

Se as investigações realizadas comprovarem a existência de intermediação financeira não autorizada, o BCRA apresentará denúncias criminais com base no artigo 310 do Código Penal argentino.

Este, em questão, estabelece penas de prisão de um a quatro anos. Além disso, multas de duas a seis vezes o valor de cada operação e desqualificação de até seis anos para operar.

LEIA MAIS: Co-fundador da Ethereum afirma que está investindo em Polkadot e Cardano

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 18, 2025

Bitcoins Hoje: Gary Gensler afirma que só o BTC vai sobreviver

Escrito por Thiago Barboza
criptomoedas
icon abril 17, 2025

Polícia encontra R$ 260 mil em criptomoedas com quadrilha que extorquia empresários no RS

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 16, 2025

OpenAI confronta Elon Musk com nova rede social 

Escrito por Thiago Barboza