Banco Central do Irã permite que importações sejam pagas com Bitcoin

O Banco Central do Irã autorizou bancos e cambistas a usar Bitcoin e demais criptomoedas para pagamento de importações. Enquanto isso, um projeto de lei está sendo redigido para fornecer clareza regulatória sobre atividades relacionadas à criptoeconomia.

Em outubro do ano passado, o governo iraniano alterou seu regulamento para permitir que o banco central financie as importações com bitcoin extraídos no país. As criptomoedas mineradas deveriam, no entanto, ser vendidas diretamente ao banco central. 

Com a medida, apesar da limitação imposta aos mineradores, fez com que o Irã se tornasse o primeiro estado a oficialmente acumular Bitcoin em suas reservas. Após isso, a petroleira estatal russa Gazprom iniciou operações para minerar BTC com a energia excedente da extração de petróleo e gás.

A medida do país só não foi mais invasiva para com os mineradores do que a ação tomada pelo governo da Venezuela, que obrigou que a mineração de criptomoedas fosse realizada apenas através da pool estatal do país.

Contudo, a medida tomada por Nicolás Maduro se mostrou altamente inefetiva, visto a dificuldade de se fiscalizar tal atividade, especialmente pelo governo disfuncional da venezuela e pela ampla aceitação das criptomoedas no país que sofre com a hiperinflação à anos.

O Irã emitiu mais de 1.000 licenças para mineração de criptomoedas, incluindo uma para a gigante turca Iminer. No total, mais de 1620 fazendas ‘ilegais’ de mineração foram fechadas no ano passado.

O país viu a adoção das criptomoedas acelerar fortemente com o aumento da inflação. Somente em 2020, o Irã sofreu com um aumento generalizado nos preços de cerca de 30%.

Enquanto isso, Mohammadreza Pourebrahimi, chefe da comissão econômica, disse que a comissão fez um exame abrangente das atividades com criptomoedas no Irã e apresentará seus resultados na próxima semana.

Leia mais: Relatório de pesquisa da PrimeXBT: Bitcoin desaba a medida que o mercado de criptoativos cai devido à incerteza sobre os planos fiscais dos EUA

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Golpe de endereço envenenado rouba US$ 129 milhões, mas fundos são devolvidos

Escrito por João Victor
MicroStrategy compra mais 11.931 bitcoins
icon novembro 22, 2024

Maior seguradora da Alemanha investe na maior detentora de Bitcoin

Escrito por João Victor