O Banco Inter abriu o pré-cadastro para os clientes interessados no novo sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central, o PIX.
Os clientes do Banco Inter estão recebendo uma mensagem para se cadastrarem em uma lista e serem os primeiros a testar a novidade do PIX.
Na mensagem enviada aos clientes, é informado que o acesso à chave do PIX estará disponível em 5 de outubro.
O CPF do cliente será a chave do PIX, entretanto, é possível criar novas chaves como, e-mail, número do celular e outras opções.
O sistema de pagamentos instantâneo funcionará 24h por dias, todos os dias do ano, a um custo operacional mais baixo, conforme reportou o Money Times.
A novidade entrará em vigor em 16 de novembro e será gratuito para pessoas físicas, segundo o diretor da Organização do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João Manoel de Mello.
No caso do Banco Inter, o PIX será disponibilizado no aplicativo do banco. Outras instituições financeiras certamente também oferecerão a opção de uso do PIX em seus aplicativos.
O PIX é uma iniciativa para a democratização digital, e segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, vai terminar em uma moeda digital.
Recentemente, o BC publicou a tabela com as taxas de custos para transações no PIX, podendo dar um fim nas operações de TED e DOC.
De acordo com o documento, as instituições deverão pagar R$0,01 a cada 10 transações enviadas pelo PIX.
Valor sai bem mais em conta do que as operações de TED e DOC, que são mais usadas por brasileiros atualmente.
Até mesmo o aplicativo de transporte 99, pretende lançar o 99Pay, a primeira carteira digital do setor no Brasil, em parceria com uma empresa que está integrada ao PIX.
A empresa 99 entra no mercado das fintechs, a carteira digital funciona dentro do próprio aplicativo de transporte.