Banco ligado a Genbit começa a ser investigado pelo Ministério Público da Bahia

Por Viviane Nogueira

genbit-zero10club-nivaldogonzaga-gabrielbarbosa-piramide-clientes-banco-ministério-público-bahia-inquérito-newtiger-notícias-bitcoin

O New Tiger Merchant Bank Ltda, negócio ligado a Genbit, está sendo investigado pelo Ministério Público da Bahia por esquema fraudulento no mercado de criptomoedas.

A decisão publicada na quinta-feira (27), informa que a 5° Promotoria de Justiça do Consumidor instaurou o inquérito Civil nº 003.9.218011/2020 no dia 19 de fevereiro para apurar os fatos que recebeu sobre a New Tiger, de que a empresa:

“Atua no setor financeiro, oferecendo empréstimos no cartão de crédito e gerenciando investimentos com ativos financeiros e criptomoedas, de forma supostamente fraudulenta, atrasando os pagamentos dos clientes e bloqueando saques”.

De acordo com as denúncias, embora a empresa ligada a Genbit (antiga Zero10 Club), dissesse atuar como um banco, ela seria apenas mais uma empresa usada pelo grupo que atua sem permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A New Tiger mudou sua razão social e passa a atender por Icon Digital S/A, segundo a Receita Federal.

Em seu quadro de sócios está Gabriel Tomaz Barbosa, filho de Nivaldo Gonzaga dos Santos, dono da Genbit, que prometia até 15% de lucros ao mês.

No início do mês, Nivaldo fez uma live para anunciar o paradeiro do dinheiro dos clientes da Genbit, onde voltou a dizer que os valores aplicados foram convertidos em Treep Token (TPK), a moeda digital sem liquidez lançada pela empresa em novembro de 2019.

Conforme o anúncio, os clientes da empresa acusada de pirâmide financeira poderão usar o token somente em postos de gasolina, lojas e restaurantes de cidades do Paraná e São Paulo.


A Genbit é acusada de usar a religião para conseguir convencer pessoas a investirem no negócio. Uma investidora chegou a declarar que a empresa ‘parecia uma seita religiosa’, enquanto outra afirmou que só investiu no esquema porque “disseram que eram evangélicos”.

Leia também: O que houve com o desenvolvedor da Ethereum Classic que aplicou um golpe bilionário no Brasil

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Como posso prever o preço do Bitcoin?
icon junho 14, 2025

Bitcoin vence a inflação, diz Paul Tudor Jones

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza