O bitcoin (BTC) voltou a cair abaixo da marca de US$65.000, mesmo com os temores das vendas dos credores da Mt.Gox saindo do mercado de criptomoedas.
Segundo Ki Young Ju, CEO da CryptoQuant, o sentimento do mercado e a sazonalidade são os principais responsáveis por essa correção.
Timothy Peterson, fundador da Cane Island Alternative Advisors, reforça a tese da sazonalidade, destacando o período entre julho e setembro como historicamente desfavorável para o Bitcoin. Assim, ele se mostra otimista com a chegada de outubro, mês em que o BTC costuma apresentar valorização.
“Nossa pesquisa mostra uma tendência constante de baixo desempenho no Bitcoin de 22 de julho a 22 de setembro. Os resultados positivos do ciclo sazonal do Bitcoin aparecem um pouco mais tarde no ano. Após o período fraco de julho e setembro, vem o período ‘Uptober’”.
Outro fator que tem pesado no mercado, segundo Charles Edwards, fundador da Capriole Investments, é o lançamento dos ETFs spot de Ethereum.
Edwards acredita que o momento para o lançamento foi inadequado e que a incerteza gerada pela fraca performance do ETH ao longo do ciclo tem prejudicado tanto o BTC quanto o Ethereum.
“O ETH teve um desempenho ruim durante todo esse ciclo e, agora, com o lançamento do ETF, a incerteza aumentou no mercado e no nível institucional… Todo o mercado estaria melhor se os ETFs ETH não existissem em 2024”.