O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), o maior banco credor do mundo, publicou recentemente uma análise sobre o mercado de ativos digitais. Na ocasião, a instituição descreveu o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) como o ouro e o petróleo da era digital.
De acordo com o banco, o investimento crescente no setor impulsionou o desenvolvimento das tecnologias do mercado. Até mesmo as CBDCs (Moedas Digitais de Banco Centrais) foram impulsionadas pelo desenvolvimento do setor de ativos digitais.
Ouro e petróleo da era digital
O ICBC comparou o bitcoin ao ouro, devido a sua escassez e capacidade de preservar valor ao longo do tempo. O bitcoin foi capaz de resolver os problemas do sistema financeiro, devido à suas propriedades monetárias superiores.
De fato, o ouro foi durante milênios uma reserva de valor confiável, graças às suas propriedades monetárias. Devido às suas semelhanças, o bitcoin vem sendo comparado com o ouro desde a sua criação. Até mesmo Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, chegou a fazer esta comparação.
Por sua vez, o banco destacou o “poder técnico para o futuro digital” do Ethereum. A segunda maior rede blockchain já é a principal plataforma descentralizada para tokenização de ativos, execução de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas.
Atualmente, dezenas de bilhões de dólares em stablecoins e outros ativos estão registrados no Ethereum.
O banco também destacou a importância das stablecoins, ativos digitais que rastreiam o preço de ativos tradicionais, como moedas de governo. As stables têm papel fundamental na economia global, acumulando atualmente cerca de US$ 150 bilhões em valor.