A Coinbase negou as alegações de que houve uma grande queda na liquidez do Bitcoin (BTC) em sua plataforma após o processo da SEC dos Estados Unidos contra a formadora de mercado Cumberland.
De acordo com a equipe da exchange de criptomoedas, as condições de negociação de BTC se mantiveram estáveis durante outubro. Inclusive, um porta-voz da empresa, destacou que a profundidade de mercado de 2% no par BTC-USD não foi afetada.
A Cumberland também contestou a análise da Kaiko em uma declaração ao CoinDesk, afirmando que suas operações não foram alteradas após o processo da SEC.
Entendendo o início da confusão
A SEC acusou a Cumberland de atuar como corretora não registrada. O processo chamou a atenção para um relatório da Kaiko, empresa de análise de dados, que indicou uma queda de 46% na profundidade de mercado de 2% para o BTC na Coinbase, que teria caído de 494 BTC para 267 BTC nas horas seguintes à notícia do processo da Comissão.
Imagem: Kaiko
Essa métrica mede o total de ordens de compra e venda dentro de 2% do preço médio de mercado e é usada para avaliar a capacidade de lidar com grandes ordens sem causar oscilações nos preços.
Além disso, o estudo observou um comportamento diferente: enquanto as ordens de compra aumentaram, a profundidade no lado das vendas diminuiu, sugerindo que os formadores de mercado podem estar ajustando suas posições em resposta à possível volatilidade do mercado.
Ainda assim, a Kaiko destacou que a diminuição da liquidez foi registrada em outras exchanges dos EUA após o processo, e que o nível geral de liquidez permaneceu abaixo do registrado antes da ação judicial.