Escolher uma carteira de bitcoin (BTC) é o primeiro passo para usar essa que é a principal criptomoeda do mercado, sendo necessário equilibrar a segurança com a facilidade de uso do dispositivo que protegerá seus fundos.
Principalmente pelo fato de ser mais seguras, as carteiras (ou wallets) são semelhantes às “contas bancárias”, mas aqui o controle e responsabilidade são todos seus.
Uma das principais recomendações é não deixar os ativos digitais nas exchanges. Enviá-los para plataformas somente na hora de realizar operações e, depois, transferir as criptomoedas de volta para as carteiras.
Existem as carteiras de hardware, onde as chaves são armazenadas em pequeno dispositivo físico que conecta com um computador ou smartphone para as transações.
Já as carteiras de software, são aplicativos que você baixa em dispositivo móvel ou desktop, e podem ser on-line ou offline (chamadas de hot wallets e cold wallets), sendo que a offline é considerada a mais segura das duas opções.
Cuidados com as carteiras
Mesmo escolhendo sua carteira, alguns cuidados são necessários para evitar fraudes ou falhas.
A carteira de bitcoin é como sua carteira física, e deve ser guardada em um lugar seguro.
Para manter a segurança na sua carteira, uma boa recomendação é escolher uma carteira segura, fazer backups regularmente e criptografar.
Definir uma senha ao criptografar sua carteira ou seu smartphone permite que ninguém tente retirar seus fundos sem autorização.
Mas nunca esqueça a senha, pois existe limite para as opções de recuperação de senha com bitcoin, use senha forte e não compartilhe as informações com ninguém.
As 5 melhores carteiras de bitcoin
Para armazenamento de longo prazo, muitas pessoas escolhem carteiras de hardware, onde as chaves são armazenadas em um dispositivo.
As duas mais populares e melhores carteiras de hardware de bitcoin e criptomoedas são Ledger e Trezor.
A Trezor é um dispositivo que armazena suas criptomoedas offline e suporta mais de 1.000 moedas. A tela é sensível ao toque, sendo mais prático para usar, considerada a melhor carteira de hardware para segurança.
Já a Ledger é considerada a melhor cardeira de hardware para durabilidade, mantém seus bitcoins seguros em um dispositivo offline e suporta mais de 1.200 moedas.
No caso das carteiras de software, as melhores são a Edge e a Jaxx. A Jaxx Wallet é uma das mais conhecidas carteiras para armazenar BTC e criptomoedas.
A Jaxx possui suporte para as principais criptomoedas Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), e para outras altcoins como Dash (DASH), Litecoin (LTC), entre outras. A principal vantagem é estar integrada a exchange ShapeShift, que facilita os negócios.
A carteira Edge é uma carteira móvel para dispositivos iOS e Android, podendo ser instalada rapidamente através da App Store e Google Play. A Edge possui autenticação de dois fatores compatíveis para ser acessada e suporta mais de 30 moedas populares.
Para finalizar, outra opção seria a carteira on-line, contudo, não são tão seguras quanto as carteiras de offline e de hardware.
A carteira on-line fica em um servidor externo, ou seja, fica sob o comando de outros computadores. Uma das mais seguranças é a blockchain.info.
Claro que existem outras como a Coinbase, Coinomi e a SoFi para iniciantes, mas vale reforçar a necessidade de pesquisar muito antes de qualquer decisão. Afinal, a melhor carteira deve ser a que atende às suas necessidades.