Duas regiões em Portugal e Honduras vão adotar o bitcoin como moeda legal, conforme anunciado no evento Bitcoin 2022 em Miami.
Um projeto de lei também será enviado ao parlamento mexicano, segundo senadora.
Honduras e Portugal seguindo El Salvador
Em breve, algumas regiões autônomas dos estados de Honduras, Portugal e México poderão seguir o exemplo de El Salvador e tornar o Bitcoin moeda de curso legal em seu território.
Na conferência Miami Bitcoin 2022, foi apontado que as regiões em Próspera em Honduras, e a Ilha Madeira em Portugal estão estabelecendo o bitcoin como moeda legal.
Foi Samson Mow, ex-diretor de estratégias da Blockstream, quem fez o anúncio.
Honduras
O primeiro a expor o plano de legalização do BTC em sua região foi Joe Bomgar, presidente da Honduras Prospera Inc. da ilha caribenha de Roatán, que faz parte de Honduras, responsável pelo projeto Bitcoin na região.
Bomgar afirmou no palco em Miami:
“Bitcoin dentro do Prospera é moeda legal. Isso significa que não há imposto sobre ganhos de capital no BTC, você pode negociar livremente usando o BTC e pode pagar impostos e taxas à jurisdição do BTC.”
Há poucos dias, havia rumores de que todo o estado de Honduras estava pensando em dar esse passo.
Mas imediatamente o Banco Central do país negou tais planos, especificando que as transações de criptomoedas não são regulamentadas.
Ao mesmo tempo, porém, o Banco Central reiterou sua disposição de realizar testes na nova moeda digital do estado.
Portugal e o Bitcoin
A segunda pessoa a falar sobre adotar o Bitcoin como moeda legal foi Miguel Albuquerque, presidente da Região Autónoma da Madeira.
Albuquerque afirmou:
“Acredito no futuro e acredito no Bitcoin.”
Albuquerque anunciou ainda que as compras e vendas de Bitcoin da Madeira não estão sujeitas a imposto sobre o rendimento. Além disso, permite uma taxa de imposto de 5% para as empresas.
No entanto, vale acrescentar que Portugal está atualmente isento de imposto sobre o rendimento nas compras de criptomoedas.
México
Por fim, Mow convidou a senadora mexicana Indira Kempis ao palco para fornecer uma atualização sobre os esforços que estão sendo feitos para propor a legislação de criptomoedas no México.
A senadora mexicana afirmou que:
“Dentro de dois meses, vamos propor legislação para alterar as regulamentações em fintech e lei monetária. E temos uma mensagem para o nosso presidente. “
Mal podemos esperar para sentar e tomar um café com você para falar sobre esse plano: Bitcoin como moeda legal no México.”
LEIA MAIS: Elon Musk sugere que o Twitter poderia usar Dogecoin como meio de pagamento