Empresas tradicionais estão lutando para dominar mercado cripto, afirma Arthur Hayes

Arthur-Hayes-Fed

O fundador da BitMEX, Arthur Hayes, afirmou em nova publicação que as empresas do mercado tradicional estão lutando para se tornarem dominantes no mercado de criptomoedas

De fato, as maiores empresas financeiras do mundo, incluindo BlackRock e Fidelity, estão buscando se expor ao setor, oferecendo produtos de investimento para seus clientes.

Hayes afirmou que este é um momento oportuno para empresas tradicionais, visto que muitas empresas cripto estão sofrendo com pressão regulatória ou passaram por processo de falência.

“Eles sabem que o governo está atacando sua base e precisam ter certeza de que o único antídoto disponível para a inflação, a cripto, está sob seu controle. Os bancos e gestores de ativos TradFi oferecerão fundos cripto negociados em bolsa (ETF) ou produtos gerenciados de tipo semelhante que dão ao cliente um derivativo cripto em troca de dinheiro fiduciário.

Os gestores de fundos cobram taxas exorbitantes porque são o único jogo na cidade que permite aos investidores vender facilmente moedas fiduciárias por um retorno financeiro cripto. 

Se a cripto nas próximas décadas puder ter um impacto sistêmico monetário maior do que o mercado de eurodólares, então a TradFi poderá mais do que recuperar suas perdas devido a regulamentações bancárias desfavoráveis. Eles fazem isso tornando-se os guardiões da cripto de suas bases de depósitos multibilionárias.”

Hayes mencionou que os bancos e os reguladores poderiam concordar em restringir os resgates em espécie de produtos cripto, ou forçá-los a converter para moeda fiduciária sempre que quiserem levantar ou transferir, prendendo-os mais ou menos dentro da arquitetura bancária corporativa.

O bilionário disse que a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, provavelmente tentará dominar grande parte da rede de consenso do Bitcoin, bem como a indústria de mineração.

“A questão mais filosófica é se podemos manter o espírito de Lord Satoshi quando a indústria é inundada com possivelmente trilhões de dólares estacionados em produtos financeiros firmemente dentro do sistema fiduciário TradFi. Larry Fink não dá a mínima para a descentralização. Seu negócio é baseado na centralização de ativos na BlackRock.

Que impacto um gestor de ativos como a BlackRock teria nas propostas de melhoria do Bitcoin que, por exemplo, aumentassem a privacidade ou a resistência à censura? BlackRock, Vanguard, Fidelity, etc. se apressarão em oferecer ETFs que rastreiam um índice de empresas de mineração de cripto listadas publicamente. 

Muito rapidamente, os mineradores descobrirão que esses megagestores de ativos controlarão grandes blocos de votação de suas ações e afetarão as decisões de gestão.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

MetaMask lança cartão de criptomoedas no Brasil
icon dezembro 12, 2024

MetaMask lança cartão cripto no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
Nova altcoin listada na Binance alcança US$ 1,8 bilhão em capitalização em menos de 24 horas
icon dezembro 10, 2024

Nova altcoin listada na Binance alcança US$ 1,8 bilhão em capitalização em menos de 24 horas

Escrito por Sabrina Coin
Strike anuncia suporte a USDT pela rede TRON no Brasil
icon dezembro 12, 2024

Strike anuncia suporte a USDT pela rede TRON no Brasil

Escrito por Thiago Barboza